Bancários de Curitiba param a partir do dia 6

Os bancários de Curitiba e região deflagram greve por tempo indeterminado a partir da zero hora da próxima terça-feira. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de ontem, na Capital. Os bancários recusaram a proposta patronal de reajuste de 6,5% — abaixo da inflação — mais abono de R$ 3 mil. A proposta já havia sido rejetada pelo Comando Nacional dos Bancários logo após encontro com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

O Comando Nacional diz que essa proposta representa perda real de 2,8% (ao se descontar a inflação de 9,57%). A data-base da categoria é 1º de setembro e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) tem validade nacional. Em todo o país, são cerca de 512 mil bancários. Curitiba e região metropolitana são 19.042 bancários, sendo 17.369 somente em Curitiba. No Paraná são 31.114 bancários.

Já para a Fenaban, se somados o abono e o reajuste, haverá “ganho superior à inflação na remuneração do ano da grande maioria dos funcionários do sistema bancário”. A categoria reivindica 9,57% de reajuste mais 5% de ganho real, além de outras demandas. Uma nova assembleia acontece na segunda-feira para tratar da organização da greve. (Bem Paraná / (foto: Franklin de Freitasnoticia_526668_img1_6f1inter)