Conheça a Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo (ADFCL)

A ADFCL terá um vídeo institucional produzido pelo Sindimovec para o projeto “Onde eu faço a diferença?”. O objetivo da ação é valorizar a história de entidades que têm um olhar social

 Como já divulgado (leia aqui), a Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo é a entidade escolhida para o projeto do Sindimovec chamado “Onde eu faço a diferença?”. A ADFCL foi fundada em 2005 com a finalidade de atender pessoas com necessidade especial. Ela também promove a inserção social através de políticas públicas inclusivas em parceria com diversos setores da sociedade. Para os dirigentes do Sindimovec, faz parte do movimento sindical valorizar e se solidarizar com quem está no dia a dia trabalhando por melhores condições para a comunidade.

Associação

A ADFCL é referência quanto se fala em esporte adaptado. De acordo com o educador Rafael Reis, “hoje temos cadastrados 50 atletas/participantes. Trabalhamos com Atletismo, Bocha, Rugby em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Natação e Triathlon. Oferecemos a prática do esporte em todas as suas dimensões, como esporte de rendimento, educacional, lazer, social e de reabilitação”. Rafael explica também que as atividades acontecem na sede da ADFCL e no Parque Cambuí (em Campo Largo), além de Curitiba.

Porém o trabalho da Associação vai além do esporte. Na ADFCL há aulas de informática, inglês e artesanato, além da promoção de atividades de lazer, como viagens ao Beto Carreiro, idas ao cinema, teatro, pesque-pague, circo, etc. “Fazemos também encaminhamento ao mercado de trabalho, orientação em busca dos direitos da pessoa com deficiência e empréstimos de órteses e próteses”, completa Rafael Reis – Coordenador de Paradesporto na Associação Dos Deficientes Físicos de Campo Largo.

Comunidade

Outra ação da ADFCL é com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a entidade através da aproximação com a comunidade de Campo Largo. Para isso, são realizados bingos, rifas, tardes de pastéis e cafés coloniais. De uma maneira geral, a Associação promove a prática dos esportes adaptados, além de levar arte e cultura aos seus participantes.

 

 

Por Regis Luís Cardoso (Fotos: Thelma Vidales).

You may also like...