História

A história do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo/PR começa em 1997, quando um grupo de trabalhadores parou para pensar sobre o que acontecia com o dinheiro que era descontado de seus contracheques em favor do sindicato. Todos chegaram à mesma conclusão: de que não tinha ideia de para onde esta verba era destinada.

Revoltados com a situação, resolveram investigar a situação e descobriram que não eram os únicos. Todos os empregados das montadoras de Campo Largo tinham descontado uma quantia para uma entidade sindical sem sequer conhecer qualquer um de seus representantes.

Ficou decidido que o Sindimovec seria criado para que os próprios trabalhadores tivessem seus representantes para negociar salários e outros benefícios. Os trabalhadores queriam ter um sindicato livre e autônomo. Então, com o auxílio de um grupo de advogados, 13 anos depois, em 2011, a carta sindical foi concedida ao Sindimovec pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A história do sindicato, no entanto, não é só a da sua criação, ela continua a ser construída todos os dias por todos que trabalham em montadoras em Campo Largo. Hoje o Sindimovec conta com diversas vitórias em seu currículo, como a ampliação dos direitos dos trabalhadores da categoriaa nas convenções e acordos coletivos e a efetivação de diversos convênios com serviços e comércios da região. Para o futuro, o grande desafio do sindicato é a conquista de uma sede social própria e de uma sede campestre, além de manter permanentemente as lutas por melhor estrutura e benefícios para os trabalhadores da base.