Quem somos

O Sindimovec é uma entidade sindical fundada em 1997 para representar os empregados das empresas montadoras de veículos, chassis e motores da cidade de Campo Largo (Paraná). O sindicato surgiu para suprir a necessidade dos trabalhadores da categoria de ter representantes que conheçam a realidade das empresas da região.

A grande missão do Sindimovec é lutar para proteger e ampliar os direitos dos trabalhadores. Ou seja: garantir que a cada ano que passa as condições de vida dos seus representados melhorem. O Sindimovec é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como o representante legal da categoria, com autoridade de negociar acordos e convenções coletivas de trabalho em nome dos empregados.

Mas além de cumprir com estas atribuições sindicais tradicionais, o Sindimovec é uma união de pessoas que partilham de uma mesma situação e estão em busca de um objetivo comum. É esta a ideia representada no símbolo do sindicato: um grupo que trabalha unido por um mesmo ideal tem mais força para atingir um objetivo em comum.

Importância da filiação

Um sindicato só é forte quando tem um grande número de associados. E ter uma entidade forte é algo que influí diretamente na vida do trabalhador, pois é o sindicato que as empresas vão enfrentar na hora de aumentar ou diminuir o valor dos salários, de realizar concessões, demissões, e em todas as situações que digam respeito ao conjunto de seus empregados.

Os filiados de um sindicato são como uma grande família, e quando esta família é grande e unida os empresários pensam duas vezes antes de anunciar cortes no salário ou programas de demissão. Os empresários sabem disso e olhem bem no número de filiados antes de levar ou não a sério a entidade em uma negociação.

Na busca por convênios é a mesma história. O sindicato pede à empresa um desconto que irá beneficiar seus associados. Se a base for grande, a empresa terá interesse em fazer uma oferta maior e mais vantajosa.

Além disso, a filiação ajuda a colocar os projetos do sindicato em prática. Um dos planos do Sindimovec é construir uma chácara com sala de jogos, quadra de esportes, piscinas e tanques de pesca. Quem não gostaria de contar com esta infraestrutura?