13º salário deve injetar R$ 65 milhões em Campo Largo

De acordo com estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 2,3 milhões de paranaenses serão beneficiados com um rendimento adicional

Vem dinheiro aí! Dezembro é o mês em que o mercado formal paranaense é aquecido. Isso se deve a entrada do 13º salário na economia do estado. Em Campo Largo, que tem 28.734 empregos, esse acréscimo no salário da classe trabalhadora representa aproximadamente 65 milhões de reais (o valor preciso injetado na economia da cidade, de acordo com o cálculo do Dieese, é de R$ 65.829.104). Segundo estudo do Departamento Intersindical, o campolarguense tem um salário médio de R$ 2.290,98.

Vale lembrar que o montante total, dos principais municípios do Paraná e que representa o valor do 13º a ser pago aos trabalhadores do mercado formal até dezembro de 2017, será de aproximadamente R$ 6,8 bilhões. O Dieese realizou o estudo nos quarenta maiores municípios e levou em consideração o aspecto populacional (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –julho de 2017), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho.

No caso da Rais, o Dieese considerou todos os assalariados com carteira assinada, empregados no mercado formal, nos setores público (celetistas ou estatutários) e privado, que trabalhavam em dezembro de 2016, somados ao saldo do Caged do ano de 2017 (até setembro). Não foram considerados os seguintes segmentos: empregados domésticos com carteira; beneficiários – aposentados e pensionistas – do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); e aposentados e pensionistas pelo regime próprio da União e dos Estados e municípios.

O Departamento Intersindical não levou em conta também os autônomos, assalariados sem carteira ou trabalhadores com outras formas de inserção no mercado de trabalho, que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano, nem os valores envolvidos nesses abonos. Não há distinção dos casos de categorias que recebem ao menos parte do 13º antecipadamente.

R$ 6,8 bilhões

O valor de R$ 6,8 bilhões a ser injetado na economia dos principais municípios paranaenses representa crescimento de 3,85% sobre o valor de 2016 (R$ 6,55 bilhões) e corresponde a 82,25% do total a ser injetado no mercado formal (celetista e estatutário) da economia paranaense em 2017. O número de pessoas que receberá o 13° salário em 2017 é 0,5% maior que 2016, já o valor médio estimado é 3,32% maior que 2016, passando de R$ 2.877,43 para R$ 2.972,86.

De acordo com os dados divulgados pelo Dieese, há uma concentração econômica em poucos municípios paranaense, sendo que apenas três dos quarenta (Curitiba (39,82%), Londrina (5,34%) e Maringá (4,88%)) respondem por 50% do total. O maior valor médio para o 13° deve ser pago em Curitiba (R$ 3.756,30) e o menor, em Santo Antônio da Platina (R$ 1.751,74).

Informações via Dieese (Edição: Regis Luís Cardoso).