14 de Junho: “Estamos aqui indignados com a situação”

Dirigentes do Sindimovec participaram da Greve Geral do dia 14 de junho. Sérgio Domingos, Sidnei Iarek, Viviane Rocha, Rosimari Cunico, Franciele Castro, José Assis, Gilberto Schwendtner, Alexsander Ripka, César Augusto, Mário César e Ricardo Batista estiveram ao lado da classe trabalhadora nas ruas da capital paranaense

Na foto, os dirigentes Alexsander Ripka, Franciele Castro, Viviane Rocha, Mário César, Rosimari Cunico, Ricardo Batista e Gilberto Schwendtner em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba

Dia 14 de junho teve a Greve Geral promovida pelas centrais sindicais brasileiras. Em diversas capitais e cidades os trabalhadores foram às ruas. Em Curitiba, os dirigentes do Sindimovec chegaram pela manhã em frente ao Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora da Salete, depois caminharam até a Praça Santos Andrade e a Boca Maldita. De acordo com Sérgio Domingos, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo, “havia várias categorias presentes, estava tudo muito bem organizado e pacífico”.

A principal pauta da Greve Geral foi contra a reforma da previdência. Segundo informações das centrais sindicais, os protestos fecharam as saídas de ônibus pela manhã, na capital paranaense, rodovias na Região Metropolitana de Curitiba, na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária) e bancos. O sindicato dos professores informou que aproximadamente 80% das escolas foram fechadas.

Depoimento

Compreendemos a importância dessa manifestação e por isso estamos aqui. A Reforma da Previdência que vem sendo proposta tende a prejudicar os mais pobres e fortalecer principalmente os bancos devido ao regime de capitalização.

No passado convenceram a população de que uma reforma trabalhista seria necessária para diminuir o desemprego. Pouco mais de dois anos se passaram e o desemprego ‘apenas’ cresceu.

Outro ponto importante é o contingenciamento de verbas para as universidades. Entendemos que isso nada mais é do que uma falta de visão de futuro do atual chefe do executivo, bem como seus ministros, pois não há nesse mundo um país que consiga melhorar sem investir na educação.

E eu, particularmente, compreendo que a ideia é sucatear o ensino superior público, para que as pessoas possam investir na educação privada. E aí, quem perde novamente é o pobre. Estamos aqui indignados com a situação e queremos que isso se resolva em breve” – Sérgio Domingos (vice-presidente do Sindimovec).

Paraná

Houve manifestações em Londrina, em frente à garagem dos ônibus do transporte urbano. A APP-Sindicato divulgou que mais de 80% das mais de 2200 escolas estaduais e parte das redes municipais participam parcial ou totalmente da Greve Geral. Também os Bancários de Curitiba fecharam 40 agências no centro da cidade e sete centros administrativos.

Por Regis Luís Cardoso (Sindimovec) / com informações via POREM por Manoel Ramires (FOTOS: Alex Ripka).