15 de março: Trabalhadores de Campo Largo mobilizados

A jornada de luta do mês de março ainda não acabou. Os trabalhadores continuam na militância permanente e outras ações serão marcadas. Agora, que o recado das ruas foi dado aos políticos, isso foi! (*Foto: Alex Ripka)

A adesão só aumenta. O clima não é de euforia, muito pelo contrário, o número expressivo de trabalhadores nas ruas é uma resposta ao que está sendo chamado, pelo movimento sindical, de PEC´s da Morte. Para o Sindimovec, tanto a proposta de reforma da previdência quanto à proposta de reforma trabalhista, nas respectivas redações atuais, apresentam ataques severos aos direitos do trabalhador. “Por isso é importante conscientizar as pessoas do que está acontecendo. É preciso fazer esse diálogo com a sociedade”, explicou Sidnei Iarek, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.

“A população se mostrou receptiva, principalmente em relação à campanha contra a reforma da previdência. Muitos ouviam com atenção nossa explicação, principalmente por se tratar de uma questão que diz respeito as futuras gerações”, explicou Sérgio Domingos, também dirigente do Sindimovec, que, ao lado de toda diretoria, montou acampamento para apoiar à mobilização.

Barraca do Sindimovec: a diretoria Sindicato, desde às 8h30 da manhã, armou, literalmente, um acampamento em uma das esquinas da Praça Getúlio Vargas. Com direito a barraca, caixa de som e muita disposição para dialogar com a população. O objetivo da entidade foi informar as pessoas sobre a questão da proposta de reforma da previdência. Na oportunidade, aproximadamente duas mil assinaturas foram coletadas. Os dirigentes também distribuíram informativos.

Dia de Luta

Pela manhã, aproximadamente 1500 pessoas participaram das ações na Praça Getúlio Vargas. O número aumentou no período da tarde, quando mais de 2500 pessoas finalizaram a mobilização com uma caminhada pelo centro da cidade. A maioria dos manifestantes faz parte do Sindicato do Magistério Municipal de Campo Largo (SMMCL), que decidiu, em assembleia, por unanimidade, fazer a paralisação.

De acordo com a direção do Sindicato do Magistério, a mobilização estava prevista desde quando se cogitou a proposta de reforma da previdência. Após a PEC iniciar sua tramitação, houve forte mobilização contrária. “Estamos lutando por nós, por nossos alunos, pelos pais dos alunos, pelos nossos netos, por todos os trabalhadores do Brasil. Não aceitamos nenhum direito a menos”, explicou Márcia Carlotto Tottene, dirigente sindical do SMMCL.

Além do Sindimovec, participam da paralisação, em Campo Largo, o Sindicato do Magistério Municipal de Campo Largo, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta (SSPAD), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cerâmica (Sinpolocal), o Simencal, a NCST e a CNM CUT.

Audiência Pública

Outra ação do Sindimovec foi participar de uma Audiência Pública sobre as reformas trabalhista e previdenciária na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento aconteceu no Plenarinho da ALEP e contou com a adesão da maioria das centrais sindicais. Estavam presentes membros da CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT e CTB.

Na ocasião, os legisladores se comprometeram em enviar uma moção de repudio à proposta da reforma da previdência, com o objetivo de formalizar o descontentamento de todas as entidades que defendem os trabalhadores com as medidas do atual governo federal.

Por Regis Luís Cardoso.