8M – Mercado de trabalho para mulheres continua desigual e com problemas constantes

Dia Internacional da Mulher é uma data de luta, principalmente porque o Brasil segue apresentando os velhos problemas estruturais: taxas de desemprego mais altas, menores salários, dificuldades de crescimento profissional e maior informalidade para ELAS

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou Boletim sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho. Em 2023, a lei da igualdade salarial buscou criar parâmetros para enfrentar a falta de isonomia de salário entre homens e mulheres, porém os problemas seguem longe de chegar à sonhada isonomia.

Apesar da atual governo federal se esforçar para apresentar nas negociações coletivas cláusulas de igualdade de gênero, há muito chão para percorrer até que diminua a disparidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. O objetivo destes Boletins do Dieese é acompanhar a inserção das mulheres no mercado de trabalho entre o 4º trimestre de 2022 e o mesmo trimestre de 2023.

Confira nos links abaixo os estudos elaborados pelo Departamento e que servem como base para todas e todos entenderem os desafios da sociedade promover isonomia de gênero no mundo do trabalho.

LINK 01 – Mulheres no mercado de trabalho: desafios e desigualdades constantes

LINK 02 – Mulheres: Inserção no mercado de trabalho

Com informações: Dieese (edição: Sindimovec).