ATENÇÃO TRABALHADOR!!! VOCÊ PODE TER DINHEIRO A RECEBER!!! JÁ PROCUROU SABER SE TEM DIREITO AO PIS/PASEP?

pis

Muitos trabalhadores brasileiros, e centenas deles de Campo Largo, têm direito a receber o PIS/PASEP, MAS AINDA NÃO SABEM! Assim, o Ministério do Trabalho providenciou a divulgação de UMA LISTA NOMINAL, por estados e municípios, dos trabalhadores de baixa renda que têm direito ao benefício.

Para saber se você pode ser uma das pessoas que têm direito, basta acessar a internet através dos endereços: http://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial-por-nome-ano-base-2014 ou http://portalfat.mte.gov.br/consulta-abono-salarial-por-nome-ano-base-2014/. A consulta também pode ser feita acessando o portal do Ministério do Trabalho e informando o CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.

O prazo para saque foi prorrogado e poderá ser feito até dia 30 de dezembro de 2016, em qualquer agência do Banco do Brasil (PASEP) ou agência da Caixa Econômica Federal (PIS), mediante a apresentação de documento pessoal.

Entenda o que é o PIS:

O PIS significa Programa de Integração Social e garante o pagamento de um Abono Salarial, aos empregados contratados segundo o regime da CLT, que trabalham com registro em carteira profissional para pessoas jurídicas, e é pago através da Caixa Econômica Federal, que administra as contas dos empregados de empresas privadas.

Entenda o que é o PASEP:

O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, e é pago aos servidores públicos civis e militares. Este programa é administrado pelo Banco do Brasil, que também faz o pagamento do Abono Salarial.

O QUE É PRECISO PARA TER O DIREITO DE RECEBER?

• Deve estar cadastrado no PIS ou no PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Deve ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base de 2014, podendo ser consecutivos ou alternados;
  • Deve ter recebido no máximo dois salários mínimos médios no período trabalhado;
  • Deve ter sido informado corretamente pelo empregador através da RAIS, a Relação Anual das Informações Sociais.

O Abono Salarial é um Direito Constitucional do trabalhador de baixa renda, e todos os esforços são importantes para efetivar esse valioso benefício trabalhista.

O SINDIMOVEC, enquanto Entidade Sindical, ajuda a divulgar a informação entre os associados e filiados. “Precisamos fazer com que a informação chegue ao maior número possível de pessoas, porque esse é um benefício importante e um direito do trabalhador. Se o recurso não for sacado pelo trabalhador, será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)”, diz o presidente Adriano Carlesso.

Como sacar

PIS – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 0207, da Caixa.

PASEP – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 0001, do Banco do Brasil.

Além do recebimento do Abono Relativo ao ano de 2014, fique atento também aos CALENDÁRIOS DOS ANOS BASE seguintes!

Novas regras

Este ano, a principal novidade fica por conta das novas regras estabelecidas pelo governo federal para o saque do benefício. Segundo o novo regimento, o valor do PIS é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior.

Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário-mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12, e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2015 completo.

Também só terá direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015.

Mais informações

Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/PASEP.