A luta pela manutenção de direitos

Estamos em outubro. O fim de 2016 já se aproxima e, com ele, a certeza de um ano turbulento para a classe trabalhadora. Hora de fazer o cálculo do custo da aventura golpista que hoje governa o País. Fazia um tempo em que se falar de retrocesso social significava, tão de perto, uma ameaça real como agora. Temos batido na tecla, há várias edições, falando sobre os projetos do atual governo que tramitam no Congresso Nacional, restringindo direitos sociais e trabalhistas. Isso exige  uma resposta firme e consistente do conjunto da classe trabalhadora. Nossa responsabilidade é não deixar o tema passar em branco aos olhos do trabalhador. Por isso, nessa edição você vai saber nossa visão a respeito do projeto que dispõe sobre a redução de jornada por exemplo, bem como as privatizações. A história revela que o legado deixado pelas concessões e a política do entreguismo foram: desemprego e a continuidade dos serviços públicos precários (pág. 04 e 05) . É importante os trabalhadores terem claro que a luta vai ser fundamental para preservarmos aquilo que temos na nossa vida no trabalho, na vida em sociedade. Ainda, dentre os assuntos que são destaque nesta edição, está mais uma vitória dos trabalhadores da FCA contra os desmandos da empresa. A Justiça manteve a liminar que concede ao Sindimovec o direito de se comunicar com seus representados nas imediações das catracas e no refeitório, em horários que não afetem a produtividade (ver detalhes na pág.08). Outro tema de interesse do trabalhador refere-se ao seu bem mais precioso, a saúde. Dados recentes divulgados pelo Dieese mostram que o número de acidentes de trabalho em nosso País é alarmante. Esse levantamento exige atenção e medidas preventivas mais sólidas para evitar que tragédias continuem acontecendo todos os dias, por falta de políticas devidas. E, à medida que o ano se aproxima do fim, fica mais perto a nossa tão esperada Sindimofest que, em 2017, estará em sua 6ª edição. Tudo já está sendo preparado com muita dedicação e carinho. Nesta edição, a organização da festa tem um importante recado para você, filiado: não deixe de ler na página 06.