CAMPANHA SALARIAL: TRABALHADORES DA METALSA APROVAM ROL DE REIVINDICAÇÕES DE 2016

JAF_9811
JAF_9830
JAF_9853
JAF_9835
JAF_9860
JAF_9866

Trabalhadores metalúrgicos da Metalsa, em Campo Largo, reuniram-se em assembleia na tarde desta quarta-feira (09) para deliberar sobre o Rol de Reivindicações da Campanha Salarial de 2016. O rol foi elaborado pelos próprios trabalhadores e  resulta da apuração dos formulários que eles preencheram no mês de fevereiro, apontando suas pretensões para este ano.

A assembleia foi precedida da leitura do edital, que valida a votação. Normalmente, a assembleia de hoje poderia ser realizada por aclamação, de forma mais rápida e direta. Porém, para evitar que trabalhadores fossem expostos a qualquer tipo de coação interna por parte da empresa e seus dirigentes, o Sindimovec sugeriu o voto secreto. Assim, os funcionários puderam decidir livremente sobre a pauta indicada por eles.

Conforme as cláusulas econômicas, os trabalhadores da Metalsa pleiteiam, para 2016, um reajuste salarial de 15%, mais a reposição das perdas do ano passado de 2,55%. O rol prevê também, salário de ingresso no valor de R$ 1,8 mil e vale–alimentação de R$ 400.

Ainda segundo as reivindicações, o abono que será pedido para este ano é de R$ 2 mil, e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de R$ 12 mil, com linearidade, sem atrelação às metas. Além disso, uma das principais reivindicações do rol é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução dos salários.

Votos

Aberta a assembleia, os trabalhadores aprovaram o rol com 54 votos a favor e 37contra. A próxima etapa das negociações será a apresentação da pauta à empresa.

Com a votação de hoje, se encerra o primeiro ciclo de assembleias para a aprovação do rol da campanha salarial nas três empresas: Caterpillar, Fiat e Metalsa. As assembleias nas duas primeiras ocorreram no fim de fevereiro e os trabalhadores também se manifestaram favoráveis.