Carteira de Trabalho Digital: Trabalhador foi pego de surpresa na hora de sacar FGTS

A Carteira de Trabalho física foi aposentada. Por isso o Sindimovec quer saber: a empresa em que você trabalha já informou sobre a Carteira de Trabalho Digital?

Recentemente um trabalhador procurou o Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo para relatar que foi ao banco sacar seu Fundo de Garantia e deu com os burros n’água. Isso porque, mesmo com a Carteira de Trabalho física em mãos, o empregador não havia dado baixa no seu documento. Ele fora demitido e, inclusive, já tinha recebido a rescisão.

Depois do susto, o profissional enviou uma mensagem para o RH da empresa e só assim soube que atualmente os empregadores não são mais obrigados a colocar informações na Carteira de Trabalho de papel, pois tudo é feito de maneira virtual. Desorientado, procurou o Sindimovec para saber mais sobre a aplicação da Carteira de Trabalho digital.

O dirigente do Sindicato, Sérgio Domingos, explica que o profissional não foi atualizado da sua situação, nem no exercício da sua função na empresa e muito menos no momento da rescisão contratual. “Ele somente denunciou após revés no banco ao tentar sacar o FGTS. Se as homologações das rescisões de contrato ainda acontecessem nas entidades, como era antes da Reforma Trabalhista, o trabalhador teria uma melhor orientação”.

ATENÇÃO

A classe trabalhadora é atacada desde o golpe parlamentar de 2016 no Brasil. A manobra política que colocou Michel Temer na presidência da república foi fundamental para a aprovação da Reforma Trabalhista e ajudou Bolsonaro a se eleger como chefe do executivo federal. Vale lembrar que após ser empossado, o atual presidente deu sequência ao projeto neoliberal que vigora no país ao extinguir o Ministério do Trabalho e concretizar a Reforma da Previdência.

No meio disso tudo, os trabalhadores. A força de trabalho brasileira acumula perdas de direitos, de renda e boa parte sobrevive na informalidade. Além disso, para quem tem carteira de trabalho assinada, há, nesse emaranhado de informações, outro desafio: entender como funciona a Carteira de Trabalho Digital.

Vale resgatar que em setembro de 2019 o governo Bolsonaro aposentou a Carteira de Trabalho física e, desde então, os contratos de admissão e dispensa são feitos de forma digital. O problema é que não houve preocupação, por parte do Governo Federal, em educar a força de trabalho.

Para o Sindimovec, o que agrava a situação é que parte dos brasileiros não tem smartphone e nem familiaridade com aplicativos. Essas pessoas ficam excluídas do mundo do trabalho.

Carteira de Trabalho Digital

Nem todos os trabalhadores sabem da Carteira de Trabalho Digital. Os usuários já relataram dificuldades na hora de lidar com a plataforma, pois, muitas vezes, o aplicativo acusa divergência de dados. É comum, por exemplo, constar número de CPF inválido mesmo com informações corretas, problemas no login e falta de suporte técnico.

De acordo com o Governo Federal, o objetivo do programa para smartphones e tablets é simplificar e modernizar o acesso às informações dos trabalhadores, mas, como foi relatado acima, nem todas as formalidades estão no aplicativo e muitos empregadores não informam adequadamente essas mudanças.

O Sindimovec inicia uma série de matérias para auxiliar os trabalhadores sobre esse assunto. Na próxima postagem => O que é e como funciona a Carteira de Trabalho Digital.

Fique ligado.