Centrais sindicais vão denunciar governo Bolsonaro na OIT

Sindicalistas brasileiros denunciarão ao diretor- geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, os ataques do governo Bolsonaro contra os direitos dos trabalhadores e os sindicatos

As centrais sindicais brasileiras serão recebidas no dia 3 de maio em Genebra, na Suíça, pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder. O objetivo do encontro é denunciar as medidas tomadas pelo governo  brasileiro que vêm acabando com os direitos trabalhistas, além das práticas antissindicais , que tiveram início na gestão Michel Temer (MDB) e se acentuaram com Jair Bolsonaro (PSL).

Entre os itens que serão apresentados estão: a reforma da Previdência, que, se aprovada pelo Congresso Nacional, vai aumentar o tempo de contribuição e diminuir o valor do benefício, jogando milhões de aposentados na miséria; a Medida Provisória (MP) Nº 873, que proíbe o desconto em folha salarial das contribuições sindicais, que asfixia financeiramente os sindicatos e a reforma Trabalhista de Temer, que retirou 100 direitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, a reunião com a OIT e centrais sindicais é necessária para denunciar ao mundo os ataques e o desrespeito de Temer e Bolsonaro à classe trabalhadora brasileira: “os trabalhadores e trabalhadoras já vinham perdendo direitos arduamente conquistados durante o governo Temer e, agora, piorou com Bolsonaro. Não existe respeito e diálogo com o atual governo”.

Por Rosely Rocha (CUT).