Fechamento da Ford pode impactar mais de 118 mil empregos no Brasil

A saída da Ford do Brasil terá reflexos que vão além da demissão dos 5 mil trabalhadores e trabalhadoras da empresa

Segundo um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a decisão da montadora pode causar um efeito dominó e impactar até 118,8 mil postos de trabalho no país.

O número representa trabalhadores diretos, indiretos e os empregos induzidos em setores como comércio e serviços. O estudo aponta ainda que o impacto sobre a renda dos trabalhadores na cadeia expandida da Ford atinge R$ 2,5 bilhões.

Considerando os números gerais, cada emprego na Ford tem impacto total em 23,7 outros postos de trabalho. O Dieese fez o levantamento com base na matriz de insumo-produto, índice do IBGE que é uma espécie de “fotografia” dos fluxos da economia nacional.

A pesquisa do Dieese mostrou também que a arrecadação de tributos sofrerá uma queda estimada em R$ 3 bilhões, considerando a razão de que a cada R$ 1 gasto na indústria automobilística é acrescentado R$ 1,4 no valor adicionado da economia.

Leia matéria completa via CNM CUT AQUI.