Governo Federal reabre comunicação com sindicatos e cria grupo de trabalho

Na quarta-feira (18), em Brasília, o movimento sindical teve primeira reunião oficial com presidente Lula

Momento especial e simbólico. Oficializando o diálogo com o movimento sindical, Lula, como fez no dia da sua posse ao subir a rampa do planalto ao lado de um jovem metalúrgico, coloca a classe trabalhadora na agenda depois de seis anos de portas fechadas. Em 18 de janeiro, o presidente da república, assistido por aproximadamente 500 representantes de 10 centrais sindicais, assinou o despacho de criação do grupo de trabalho que discutirá a nova política de valorização do salário mínimo.

Presidente do Sindimovec e representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná (NCST/PR), Adriano Carlesso, ao lado do Secretário de Relações Internacionais da Nova Central, Denilson Pestana, participou da reunião no Palácio do Planalto. “Iniciamos conversa sobre o salário mínimo, uma das pautas prioritárias do movimento sindical, e há outros itens que serão debatidos permanentemente no grupo de trabalho”, disse Carlesso.

Objetivo da criação do grupo é discutir a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora. Entre os principais itens defendidos pelo movimento sindical, a valorização do salário mínimo é tema emergencial. Legislação trabalhista, trabalhadores de aplicativos, aposentadoria e direitos previdenciários também estão entre os temas prioritários.

A NCST pediu atenção especial para correção da tabela do Imposto de Renda, que não acontece desde o governo Dilma. “Há muito tempo não há reajuste na tabela do Imposto de Renda. São sete anos, sem contar com defasagem desde 1996, que nos acarreta cerca de 148% de um largo prejuízo para a classe trabalhadora”, enfatizou Moacyr Auesvald, presidente interino da NCST.

Os representantes das centrais sindicais também tiveram audiência com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin. Em pauta a implementação de uma política industrial e medidas para o setor produtivo. Agenda encerrou ontem (19) com os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Carlos Lupi (Previdência Social).

Informações via NCST e Site PT (com edição: Sindimovec).

Fotos: Adriano Carlesso.