Campanha salarial 2015 Sucesso ou fracasso? Quem decide é você trabalhador!

_JAF0247

O Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) encerrou, na primeira semana de março, as assembleias para a aprovação do rol de reivindicações da campanha salarial dos trabalhadores de 2015. A rodada de assembleias começou com a empresa Caterpillar, ainda em fevereiro e na sequência, com a Fiat e Metalsa. Os itens que compõem a pauta de reivindicações deste ano foram aprovados nas três assembleias, sendo três pautas distintas com um número expressivo de trabalhadores, os encontros foram coordenados pelo presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso. Depois de lido o edital de convocação, deu-se início a votação das propostas criadas pelos próprios trabalhadores preenchidas anteriormente em formulários. Carlesso destacou a importância da participação dos trabalhadores em todos os movimentos encampados pelo sindicato. “Juntos conquistamos avanços que jamais foram atingidos, obtivemos o respeito e a dignidade que nós, os trabalhadores dessas empresas, merecemos. A briga tem sido árdua até aqui mas temos conseguido defender cada conquista”, disse. O próximo passo agora é apresentar a pauta de reivindicações às empresas para que as negociações avancem. “Espero que a apresentação das contrapropostas aconteça em breve, porque a gente sabe que é uma luta. Eles vão apresentar suas propostas e nós vamos fazer frente àquelas que os trabalhadores colocaram no rol de reivindicações”, afirma o presidente.

Poder de escolha só cabe ao trabalhador

A diretoria do Sindimovec vem apostando nos últimos anos, em uma negociação bastante democrática – deixando sempre, a critério dos trabalhadores, toda e qualquer decisão. Para isso, o sindicato realiza periodicamente reuniões, consultas e assembleias para que cada um tenha espaço em expressar opinião e assim, ajudar a formar um conjunto de ideias. São os trabalhadores que decidirão os próximos passos discutindo ponto a ponto a pauta e os resultados das negociações. Os trabalhadores vão analisar o comportamento das empresas e os desafios, além de traçar a melhor estratégia para o movimento seguir fortalecido. “Por isso, é importante que os trabalhadores procurem as informações que o sindicato oferece; busquem esclarecer dúvidas com os delegados sindicais nas empresas, se envolvam”, destaca Carlesso. A aprovação da pauta de reivindicações mostra que esse é o ano da unidade. Os trabalhadores se mostram mais fortalecidos contra práticas já conhecidas que tentam dividir, pressionar através de estratégias que façam o funcionário sair do foco, deixando de buscar o melhor para si.