Metalúrgicos: Vitória dos Trabalhadores de Catalão (GO) contra Mitsubishi

Os trabalhadores metalúrgicos de Catalão (GO) saíram de uma recente greve vitoriosos.  Foram oito dias de paralisação, numa ação organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT). Os trabalhadores da Mitsubishi conseguiram aprovar diversos itens de reivindicação

Propostas aprovadas. Assim os trabalhadores metalúrgicos da Mitsubishi, em Catalão (GO), concluem oito dias de paralisações organizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT). Depois da assembleia (24), encerrou-se a greve que teve início no dia 16 de outubro.  De acordo com o Sindicato, as intensas rodadas de negociação foram concluídas com vitória da classe trabalhadora. Vale lembrar que a PLR era negociada pelo Sindicato desde março deste ano e o acordo coletivo de trabalho desde o mês de agosto.

O presidente do SIMECAT, Carlos Albino, explica que o ‘pacotão’ tem os valores satisfatórios, apesar de não atender por completo a reivindicação dos trabalhadores: “devemos considerar que avanços foram conquistados. A luta é difícil, mas gratificante. É importante entender que chegar a um ‘meio termo’ também é sinônimo de vitória e responsabilidade”, afirma.

Histórico: O primeiro passo para iniciar a greve foi paralisar a produção na Mitsubishi (dia 11 de outubro). Após a paralisação de advertência, já no dia 16 deste mês, a greve começou efetivamente. Agora, após aprovação da proposta e encerramento da greve, os metalúrgicos retomaram o trabalho na linha de produção.

Ontem (23), com mediação da Justiça do Trabalho, o SIMECAT conseguiu avançar nos itens da pauta, que foi aprovada pela maioria em assembleia. A proposta oferece R$ 5.500 de PLR e R$ 2.500 de abono, sendo que será feito o adiantamento de 6 mil reais no próximo dia 31 e o restante será pago no retorno das férias coletivas.

Outro item atendido foi relativo ao vale alimentação de R$ 380; cesta de natal de R$ 800 e reajuste salarial de 2%, a partir de janeiro; percentual superior à previsão de inflação para o período da data-base, em novembro. O plano de cargos e salários da empresa, que atualmente está suspenso, será retomado a partir de junho de 2018.

Todos os funcionários também terão estabilidade de emprego até o dia 31 de dezembro deste ano. Do total de dias parados, os trabalhadores vão repor apenas três. Além disso, o acordo fechado garante que a montadora deve discutir com o Sindicato toda e qualquer mudança viabilizada pela reforma trabalhista antes de ser aplicada.

O acordo coletivo de trabalho e de PLR irá beneficiar cerca de dois mil funcionários. Somente com os valores de PLR e abono, aproximadamente 16 milhões de reais serão injetados na economia da cidade e da região nos próximos dias.

Segue os itens aprovados:

* PLR de R$ 5.500,00 e Abono salarial de R$ 2.500,00 (pagamento de 6 mil no dia 31 de outubro e de 2 mil no retorno das férias coletivas)

* Vale-alimentação de R$ 385,00

* Cesta de Natal de R$ 800,00

* Reajuste salarial de 2% a partir de janeiro

* Retorno do plano de cargos e salários a partir de junho/2018

* Estabilidade de emprego até 31 de dezembro de 2017

Por Juliana Barbosa *texto e foto (Assessoria de Imprensa SIMECAT) / Edição: Regis Luís Cardoso (Sindimovec – Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo).