Presidente do Conselho do Trabalho foi escolhido

*Foto: Assessoria Acicla

Celso Antônio Rossoni, representante do Sindilouça – Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Paraná (empregadores), foi escolhido como novo presidente do órgão municipal por uma comissão do Conselho Municipal do Trabalho de Campo Largo

Nesta manhã (13), na Acicla, Celso Antônio Rossoni (representante dos empregadores – Sindilouça) foi o escolhido para assumir a cadeira do Conselho Municipal do Trabalho de Campo Largo. Como anunciado em dezembro do ano passado no evento “O SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL”, promovido pelo Sindimovec, havia uma concordância entre os representantes das entidades municipais (trabalhadores, empregadores e poder público) da necessidade de se reativar o Conselho na cidade.

Para Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec e que compõe o Conselho como representante dos trabalhadores, “não existe desenvolvimento econômico sem que haja maturidade nas relações de trabalho. O convencimento da sociedade em relação à reestruturação do Conselho é o primeiro passo para que a gente chegue a essa maturidade”. Além de Carlesso, Sérgio Alexandre Domingos (Sindimovec), Edson Strapassan (SSPAD) e Celso Vedam (SSPAD), representam a classe trabalhadora no órgão municipal.

Conselho Municipal do Trabalho

O Conselho funciona no modelo tripartite. Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, é responsável pela mediação por parte dos trabalhadores; Juliano Toppel, presidente da ACICLA, por parte dos empresários; e Jean Torres, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, pela administração pública de Campo Largo. Vale lembrar que um conselho do trabalho promove a “inclusão social pelo trabalho”. Além de ampliar o debate na construção de políticas públicas voltadas à sociedade.

Esse modelo de Conselho e as políticas públicas promovidas por ele são assegurados pela Constituição de 1988. É compromisso de um Conselho Municipal do Trabalho funcionar em sistema de rotatividade de membros e renovações permanente das bancadas. O objetivo dessas alternâncias é gerar dinâmica e proporcionar soluções mais negociadas, voltadas a diversidades de projetos.

Por Regis Luís Cardoso.