23 DE SETEMBRO: MUTIRÃO PARA CONTRATAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

dia-d-02

A Agência do Trabalhador (Sine) realizará o Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência em 23 de setembro.  Na data, serão realizadas entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência, além de atividades de orientação profissional e previdenciária.

O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e objetiva aproximar empregadores e trabalhadores. As Agências SINE realizam, diariamente, a captação de vagas e a intermediação de mão de obra para Pessoas com Deficiência, mas, no Dia D, esse público será atendido com exclusividade.

Empresas interessadas em contratar trabalhadores com deficiência podem disponibilizar vagas no evento. Basta entrar em contato com a Agência do Trabalhador do seu município, pessoalmente, por telefone ou através do site: www.trabalho.pr.gov.br. O Dia D será realizado nas dependências das próprias Agências. Para se candidatar às oportunidades de trabalho, os interessados devem comparecer ao evento com documentos pessoais e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A contratação de Pessoas com Deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitadas). As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.