3 Motivos para cruzar os braços dia 28 de abril

Greve geral contra o retrocesso. A grande greve convocada para o dia 28 de abril une centrais sindicais e movimentos sociais contra a reforma da previdência e os retrocessos que vão destruir o trabalhador. Material da CTB está disponível para download, clique aqui

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, junto com as centrais sindicais e os movimentos sociais, estão na luta contra a reforma da previdência proposta por Michel Temer. Uma grande mobilização está sendo convocada para o dia 28 de abril, e foi lançado material de conscientização sobre a greve geral e os principais pontos da reforma que atingem a vida do trabalhador.

Leia agora a íntegra do material:

O governo quer que a gente morra de trabalhar sem se aposentar

O governo diz que a Previdência é deficitária, mas é mentira! Ele manipula os cálculos! Só em 2015 teve um superávit de, acredite, R$ 11,2 bilhões de reais.

Aumenta  idade  mínima

Com  a  reforma  da  Previdência,  homens  e  mulheres  só  poderão  se  aposentar  quando
tiverem de 65 anos de idade. Hoje, há casos em que é possível a mulher se aposentar aos 55 e homens aos 60.
Igualando a idade, a mulher trabalhadora será ainda mais prejudicada.

Mais tempo de contribuição

Para um trabalhador ou trabalhadora se aposentar terá de comprovar pelo menos 25
anos de contribuição. Hoje, a exigência é de 15 anos.

49 anos para benefício integral

O que é pior é que só terá direito ao benefício integral quem, com 65 anos, comprovar que também contribuiu 49 anos à Previdência, de forma ininterrupta.

Fim de aposentadorias especiais

Trabalhadores e trabalhadoras rurais, trabalho insalubre e em condições especiais, pessoas com deficiências e aposentadorias por incapacidade serão ferozmente atacadas.

Ataque às pensões

Na proposta do Governo, fica vetado o acúmulo de benefícios. Não será mais possível acumular aposentadoria e pensão por morte, por exemplo. Haverá redução de 50% no valor das pensões por morte e, a partir daí será acrescentado mais 10% por dependente, com o limite de cinco filhos beneficiados.

Afeta quem está na ativa

Eles querem que essas novas regras já valham para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Os que tiverem acima desta idade entram numa regra de transição e poderão se aposentar pelas regras atuais, mas terá de contribuir com 50% a mais sobre o tempo que faltava para a aposentadoria.

A reforma acaba com direitos históricos

O governo Temer pretende acabar com direitos históricos da classe trabalhadora, que hoje são Lei, garantidos na CLT.
Férias e jornada ameaçadas
Estão ameaçadas as férias de 30 dias, a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44
semanais, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que poderá ser parcelada em quantas vezes quiserem os
patrões e podem diminuir até o horário de refeição.
Trabalho temporário
O trabalho ficará ainda mais desregulamentado. O contrato de trabalho temporário passará
a ter vigência de 4 meses e poderá ser prorrogado por igual período.

Terceirização precariza o trabalho

O projeto de lei da terceirização, o PL 4302, aprovado na Câmara Federal, impõe total superexploração à classe
trabalhadora brasileira com a legalização da terceirização nas atividades fim. É o “liberou Geral” da precarização!
Não haverá geração de emprego. O que vai ocorrer, de fato, é uma onda de demissões de trabalhadores contratados pela CLT para posterior contratação terceirizada.
Na prática, significa trabalho com salários mais baixos, maior jornada, menos direitos trabalhistas e péssimas
condições de trabalho e resultará também em maior número de acidentes, doenças (estresse, depressão, lesões
por esforço repetitivo entre outros) e mais mortes por acidente de trabalho.