Alerta de verdade – Combata fake news. Conheça a origem dos seus direitos!

Em tempos de pandemia, nunca foi tão urgente o trabalhador conhecer seus direitos e a história do movimento sindical

É preciso ter um entendimento: o sindicato é um escudo contra todo e qualquer abuso praticado contra os trabalhadores.

Trabalhador protegido é trabalhador sindicalizado!

Sindicalize-se!

Não permita que a pandemia vire desculpa para que você tenha seus direitos retirados!

Um pouco de história

Ainda no século XIX, no Brasil, a população estava submetida a situações muito degradantes. A vida dos operários se resumia à exploração, fome e péssimas condições de saúde.

Nessa época, foram os sindicatos que lutaram por dignidade de todas e todos os trabalhadores.

Fique alerta, contam mentiras sobre as entidades sindicais. Porém, contra falácias você tem argumentos.

Vamos aos FATOS:

.1 – Aposentadoria => Graças aos sindicatos que a classe trabalhadora adquiriu uma aposentadoria justa. O afastamento remunerado por tempo de serviço garante dignidade e reconhecimento. No Brasil, há quatro tipos de aposentadoria: por idade; por tempo de contribuição; por invalidez e aposentadoria especial.

.2 – Reajuste salarial => Quando seu salário aumenta, agradeça aos sindicatos. Esse aumento, assim como outros benefícios, está nos acordos e convenções coletivas negociados anualmente.

.3 – Assistência => Imagine sofrer um acidente no trabalho. Ou adoecer e não poder exercer suas funções. Se a classe trabalhadora tem garantias hoje e a quem recorrer, deve-se a luta dos sindicatos. Se o INSS oferece suporte, é porque houve mobilização pela Previdência Social.

.4 – Carteira de trabalho => Um escudo contra abusos, assédios e injustiças. Antes, os patrões desrespeitavam funcionários sem sofrer punições. Isso está voltando com o governo Bolsonaro e sua Carteira Verde e Amarela, criada para beneficiar empresários. O fim da CLT significa ausência de proteção, como era há 100 anos.

.5 – Jornada => Quando você bate o ponto, é o fim de uma jornada diária de trabalho. Então lembre-se de agradecer seu sindicato pelas 8 horas, pois poderia ser 18h! No Brasil, em 1932, com a mobilização organizada dos trabalhadores do comércio, uma lei

passou a instituir a jornada de 8h.

.6 – 13º salário => Essa conquista não é presente de patrão! Se hoje tiramos férias e recebemos o 13º salário, é porque, em 1962, após décadas de lutas, os sindicatos conquistaram mais esse direito.

.7 – Férias remuneradas => O primeiro decreto de apenas 15 dias de férias data de 1925. Depois de quase um século, com a consolidação da organização sindical, os trabalhadores passaram a ter força para exercer pressão em relação a ampliação e remuneração das férias. Em 1988, com a redemocratização do país, esse direito passou a ser respeitado e a classe trabalhadora conquistou o merecido descanso remunerado.

.8 – Hora extra => Conquista sindical! Ou você acha que o patrão quis, por bondade, pagar a

jornada estendida? Não! Foi nos anos 30 que a jornada de trabalho digna foi regulamentada. Antes disso, qualquer empresa colocava funcionários para trabalhar como bem entendesse, lucrando sobre o tempo de serviço, sem pagar nada.

.9 – Licença-maternidade => Você tem filhos? Está grávida? Sua esposa está grávida? Então não esquece que a licença-maternidade existe porque os sindicatos lutaram por ela. Em 1943, com a CLT, surgiu a estabilidade para gestantes.

.10 – Salário mínimo => Graças aos sindicatos ainda há defesa e recebimento do salário mínimo para quem está registrado na CLT. Há locais em que os patrões oferecem salários miseráveis e os sindicatos não são bem-vindos. Claro! É o sindicato que fiscaliza e defende o salário digno à classe trabalhadora.

.11 – Greve => Com a chegada dos governos militares, a repressão aos movimentos grevistas e a intervenção do Estado nos sindicatos cresceu. Somente com a redemocratização do país, em 1988, esse direito foi plenamente respeitado.

Agradeça aos sindicatos por ter essa possibilidade coletiva de lutar por melhoras na vida da classe trabalhadora.