Conselho da Mulher de Campo Largo pautou sistema de garantia de direitos em plenária

Durante encontro do Conselho, no auditório da prefeitura, representante da Divisão da Rede de Proteção explicou como funciona esse sistema voltado para atender o público vulnerável

Na última quarta-feira (18) o Conselho da Mulher de Campo Largo se reuniu para tratar de segurança pública. Na oportunidade, Julyane Theo Sierpinski de Souza, representante da Divisão da Rede de Proteção do município, apresentou o sistema às conselheiras e o definiu como um espaço de convergência de diversas políticas (como assistência social, educação, saúde, segurança, judiciário, entre outras).

A Rede Proteção está interligada com a Rede Geral e as Redes locais de Campo Largo. O objetivo desse sistema é identificar demandas específicas de cada território e fazer as intervenções e encaminhamentos necessários. Ela tem representantes nas escolas municipais e estaduais, Unidades Básicas de Saúde, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, CRAS, CREAS e CAPS.

Para a vice-presidente do Conselho da Mulher e dirigente do Sindimovec, Rosi Cunico, a explicação foi importante para entender o funcionamento do sistema: “devemos mostrar à sociedade que existe essa Rede de Proteção. É através dessas organizações que vamos ampliar o combate à violência contra as mulheres e a sociedade como um todo”.

O Sindimovec conta com duas conselheiras executivas o órgão municipal. Franciele Castro explica que “é muito importante o vínculo da Rede de Proteção com o Conselho da Mulher. Esse sistema não serve apenas para crianças e adolescentes, mas também para idosos, índios, comunidade LGBT”.

Rede de Proteção

:: O sistema funciona através de uma permanente comunicação com a Rede Geral e as Redes locais.

:: Campo Largo está dividido em nove Redes Locais.

:: Redes Locais são braços operacionais que podem identificar e encaminhar casos para a Rede Geral.

Rede Geral

:: Ela coordena o trabalho das Redes Locais.

:: Propõe estratégias de intervenção para enfrentamento de situações não resolvidas dentro do um território.

:: Capacita agentes da Rede.

:: Promove campanhas de enfrentamento as violências.

Contato

A Rede de Proteção do Município de Campo Largo atua com profissionais de várias áreas da Assistência Social, saúde, educação, entre outra políticas. As articulações centralizam-se na Divisão que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social. Contato: (41) 3291-5144.