ASSEMBLEIA APROVA POR UNANIMIDADE PROPOSTA DE REAJUSTE DA MENSALIDADE SINDICAL

JAF_9798
JAF_9742
JAF_9740

Definitivamente, o Sindimovec não é mais o mesmo. Há nove anos, desde a última decisão sobre o valor da mensalidade sindical, muita coisa mudou. O Sindicato cresceu e, se antes a entidade precisava de seus associados para ganhar corpo, hoje depende ainda mais para seguir se fortalecendo.

Para fazer frente a uma nova realidade da qual ninguém é poupado do  aumento geral de preços, foi preciso repensar a estrutura financeira do Sindicato. Por isso, na última sexta-feira (04), a diretoria reuniu seus associados para uma assembleia que discutiu o reajuste da mensalidade sindical, que desde 2009 não sofria nenhuma atualização, mantendo-se o valor de R$ 15,00. “O Sindimovec conseguiu segurar o valor da mensalidade até onde deu! Entretanto, o sindicato está crescendo, assim como suas despesas”, afirma o vice-presidente Sérgio Domingos.

O presidente Adriano Carlesso abriu os trabalhos da assembleia fazendo uma explanação detalhada de receitas e despesas, apontando o direcionamento de recursos para cada área de benefícios voltados aos filiados. Também ressaltou a política da transparência mantida pela entidade sindical, relatando que, mesmo o Estatuto da entidade excluindo, em seu artigo 28, a necessidade da realização de assembleia para taxar a mensalidade sindical, a diretoria preferiu trazer o assunto para uma assembleia. “Chamar os associados para debater este assunto, significa demonstrar que o aumento proposto não está partindo somente do sindicato, mas sim de todos os associados, que entendem os motivos da necessidade do reajuste e o aprovam, tudo em prol da união para o crescimento e para o fortalecimento da entidade”, relata Carlesso. “Por força do nosso estatuto, nós não precisávamos fazer essa assembleia para a aprovação de um novo formato de cobrança da mensalidade sindical. Porém, nós não queremos que vocês (associados) entendam o sindicato somente como um sindicato. Ele tem que ser visto como uma associação. E, como associação, todos somos parte disso. Assim, todos precisamos avaliar e decidir juntos esta questão delicada, e este é o motivo da realização desta assembleia aqui hoje”, destacou.

Nesses últimos anos, o sindicato realizou diversas mudanças nos seus setores. Conseguiu melhorar departamentos já existentes, como o atendimento ao sindicalizado, assessoria jurídica, odontológica e comunicação, com a base e assistência irrestrita aos filiados e dependentes. “Na odontologia, por exemplo, o atendimento cobre serviços como extração ou restauração que, na tabela normal, variam entre R$ 150 a R$ 300. Ou ainda, um tratamento de canal custa no mercado de R$ 300 a R$ 600. Pelo sindicato, o filiado e sua família tem direito a tudo isso pagando a mensalidade de R$ 15 por mês. Se considerarmos somente esse benefício, afora os demais, como assessoria jurídica, clube de descontos, etc, a vantagem já é enorme”, lembra. Garantir esse benefício, no entanto,  tem um custo. É preciso investir em profissionais e na compra de materiais e insumos.

Realização de sonhos

O custeio dos benefícios e a manutenção do Sindicato não são as únicas preocupações da atual diretoria. Há muitos sonhos que, por falta de dinheiro, hoje estão engavetados. “Nós queremos correr atrás desses sonhos. Nós temos o sonho de ter nossa sede própria, a nossa sede campestre, o caminhão de som próprio. Um sindicato forte se faz com dinheiro em caixa, para seguirmos na luta sem pestanejar. Infelizmente, não se faz nada sem dinheiro, nem campanha salarial e greve se faz sem dinheiro”, conclui o presidente.

Parâmetros de reajuste

A direção do Sindimovec entende que a proposta de aumento da mensalidade sindical pode ser vista com descontentamento. A medida, porém, é inevitável. No que se refere ao novo cálculo para aumentar a receita, poderia ser aplicado um reajuste linear na mensalidade. Mas isso seria justo? É justo que um filiado que receba R$ 2 mil pague o mesmo que outro que receba R$ 10 mil? Como equalizar isso? Quanto representa a mensalidade no vencimento de cada associado?

Olhando ao redor, percebe-se que a maioria dos sindicatos pratica mensalidade em percentual, ou seja, cada associado paga de forma proporcional ao seu salário.

Assim, a assembleia da última sexta discutiu a questão e fez a opção de alterar a forma de cobrança de nossa mensalidade, deixando de ser fixa (R$ 15,00), e passando a ser proporcional, de 1,2% do vencimento do filiado, com teto correspondente ao valor de 6% do salário mínimo nacional. Na prática, alguns trabalhadores poderão ter aumento do valor da mensalidade, mas a maioria sofrerá pouco impacto. No caso das filiações comunitárias, a cobrança seguirá o teto de 7% do salário mínimo. A proposta foi aprovada pelos presentes por unanimidade.