Bancada dos Trabalhadores no Conselho Estadual do Trabalho garante reajuste do Mínimo Regional

Marcio Kieller (CUT), Sandro Silva (DIEESE), Adriano Carlesso (Sindimovec), Denilson Pestana da Costa (NCST) e Santo (CSB) – Foto: Suelen Glinski

O CETER (Conselho Estadual do Trabalho), em reunião na quinta-feira (11), definiu o reajuste salarial dos trabalhadores paranaenses com percentual integral da inflação do período!

O Grupo de Trabalho que representa a classe trabalhadora no CETER conseguiu o reajuste do Mínimo Salarial do Paraná. “Nosso estado tem uma política de valorização do Mínimo há 10 anos. Dos cinco estados que possuem essa ferramenta, o nosso é o maior graças ao trabalho do Conselho”, explicou Adriano Carlesso, um dos representante dos trabalhadores no encontro e presidente do Sindimovec.

Carlesso, ao lado de Denilson Pestana da Costa (NCST), Marcio Kieller (CUT),  Sandro Silva (DIEESE), Santo (CSB) e Paulo Pissinini (Força Sindical), compuseram a bancada dos trabalhadores durante reunião na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.

Está definido que o Mínimo Regional do Estado do Paraná seguirá o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC) de 2021, com arredondamento para maior com base no valor hora. O Governo do Paraná só fará a divulgação oficial em janeiro de 2022, após fechamento do INPC (janeiro a dezembro de 2021).

Também estiveram presentes na ocasião os membros das Federações Patronais e da bancada patronal do Conselho Estadual do Trabalho.