‘Campanha do Lenço’: Entregas aconteceram no Hospital do Rocio e no São Lucas

Na tarde do dia 22 de novembro a dirigente do Sindimovec e Secretária do Conselho Municipal das Mulheres, Rosi Cunico, ao lado de outra integrante do Conselho, Ávila Maria Garrett, foram aos hospitais de Campo Largo, mais precisamente ao setor de oncologia, para entregar os lenços recolhidos durante o Outubro Rosa

Um gesto que faz toda diferença. Assim pode ser definido o trabalho realizado pelo Conselho Municipal das Mulheres de Campo Largo durante o Outubro Rosa. Durante esse período se intensificam as atividades de conscientização ao câncer de mama e a ‘Campanha do Lenço’ consistiu em deixar vários cabides espalhados pela cidade, tanto na sede do Sindimovec, como na Loja Spack, Esmalteria Magia da Cor, Faculdade Facecla, Rede de Proteção (Proteção Básica e Proteção Especial); além de um ponto na Secretaria de Ação Social e na prefeitura.

Na foto: enfermeira Janaína Franco Barbosa, Rosi, Ávila, Joelma Belarmino (técnica em enfermagem) e a ‘Enfermeira Lilly’, no Hospital São Lucas

No total quase 70 lenços foram doados pelos cidadãos campolarguenses para presentear quem faz tratamento nos centros oncológicos do Hospital do Rocio e do São Lucas. “O objetivo foi lembrar à sociedade da importância dos cuidados em relação ao câncer de mama”, explicou Rosi Cunico.

Já Ávila, que venceu um câncer de mama, relata que certa vez “uma amiga, que perdeu a filha devido ao câncer, sentiu a necessidade de sair. Então durante 30 dias ela viajou pelo mundo. Por onde ela passou comprou um lenço diferente pra mim, pois naquela época eu fazia quimioterapia. Quando retornou e me presentou foi muito emocionante. Agora estou deixando meus lenços para ajudar, pois aquele gesto me ajudou”.

Na foto: Rosenilda Maria, Ávila e Rosi no Hospital do Rocio

Já para a coordenadora do setor de oncologia do Hospital São Lucas, Ercely Tereza Melo Macedo, conhecida como ‘Enfermeira Lilly’, a ação “é muito importante, pois melhora na autoestima das pacientes. Faz a diferença na vida delas. Ficam muito felizes”. Para Rosenilda Maria, responsável pelo Serviço Social no Hospital do Rocio, “parece que as pacientes revivem quando recebem os lenços. Elas criam mais força para continuar o tratamento”, completa.

Por Regis Luís Cardoso (texto e fotos).