CAMPANHA SALARIAL 2016: PROPOSTA DA CATERPILLAR É REJEITADA PELOS TRABALHADORES

Os trabalhadores da Caterpillar rejeitaram, nesta segunda-feira (25), a proposta apresentada pela empresa relacionada à campanha salarial de 2016.  Com 295 votos contrários, os trabalhadores decidiram pela não-aprovação da proposta durante assembleia convocada pelo Sindimovec.

A proposta consiste em reposição de 6,5% – índice muito distante dos 11,08% do INPC de março que sustenta a campanha salarial. A proposta prevê ainda, reajuste de 11,08% no vale-alimentação, o que também não compreende a defasagem dos trabalhadores já que a cesta básica subiu 14,96% nos últimos 12 meses. Como complemento ao vale-alimentação foi oferecido aos funcionários, um adicional de R$ 1.000,00, uma tentativa da empresa de compensar a diferença entre os 6,5% ofertados como reposição salarial. Na avaliação do Sindicato, o valor não cobre as perdas de todos os funcionários, contempla apenas uma parcela.

Ainda pela proposta, o PLR deste ano seria de R$ 5,5 mil, uma redução significativa se comparada ao valor anterior de R$ 8 mil.

Com a proposta submetida plenamente à decisão dos trabalhadores, está prevista para breve, uma nova rodada de negociações. O Sindicato aguarda novo posicionamento da empresa com nova proposta que compreenda as perdas e necessidades dos trabalhadores.