CAMPANHA SALARIAL 2016: TRABALHADORES DA FIAT REJEITAM PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL

JAF_0350
JAF_0442
JAF_0538

Terminou há pouco, a assembleia dos trabalhadores da FCA em Campo Largo que rejeitou a proposta da empresa.  A assembleia ocorreu em frente aos portões da multinacional, e o placar foi de 209 votos contra a proposta, e 183 votos a favor.

A empresa emprega cerca de 420 funcionários e 394 trabalhadores participaram da votação, o que significa que 93% dos trabalhadores manifestaram sua opinião através do voto. O resultado mostra a insatisfação dos trabalhadores com a proposta apresentada pela empresa.

A proposta rejeitada pelos trabalhadores, consistia em Reajuste Salarial de 8,2%, retroativo a março (mês da data base), para salários de até R$ 6.431,00. Para salários maiores, a empresa garantia um aumento fixo de R$ 527,34. No Vale Alimentação, a oferta era de reajuste de 8,2%, passando de R$ 242,28,00 para R$ 262,15, também retroativos ao mês de março, além de PLR (Plano de Participação nos Resultados) de R$ 4.500,00, com adiantamento de R$ 3.500,00 em maio.

Com a rejeição da proposta pela maioria dos trabalhadores, o sindicato irá formalizar a decisão à empresa e aguardar uma nova rodada de negociações, com o intuito de construir uma contraproposta que possa ser levada aos trabalhadores.

O presidente do Sindimovec, responsável pela condução da assembleia, Adriano Carlesso, reforçou o poder de decisão da categoria. “Este sindicato está comprometido com a vontade dos trabalhadores. É por isso que nossas assembleias ocorrem com votações de forma secreta, para que o anonimato possa permitir a manifestação de vontade sem a sua exposição ao patrão”, destaca.

Carlesso atribuiu a rejeição da proposta à falta de sensibilidade da empresa na observação das negociações já aprovadas por trabalhadores de outras multinacionais representadas pelo Sindimovec. “Mesmo entendendo que passamos um momento econômico difícil, outras empresas, que apresentam problemas muito maiores em relação ao mercado, concederam uma compensação maior a seus trabalhadores, inclusive mantendo os valores de PLR e aumentando consideravelmente o valor do Vale Alimentação, como uma forma de compensação por não conseguir reajustar os salários a índices mais próximos do INPC de março (11,08%), o que não aconteceu na FCA em Campo Largo, que preferiu manter sua proposta bem abaixo da expectativa do trabalhador, afirmou.