Atletas destaques do esporte amador conduzirão a Tocha Olímpica em Campo Largo

O primeiro atleta a portar a tocha foi o ginasta grego Lefheris Petrounias, que a passou ao brasileiro ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico (1992 e 2004) Giovane Gávio.O dia 15 de julho será especial para a cidade de Campo Largo, especialmente para o esporte amador. Será nesse dia que a Tocha Olímpica passará pela cidade percorrendo um trajeto de 5.600 metros por doze ruas centrais.

Acesa em 21 de abril na cidade grega de Olímpia, o primeiro atleta a portar a tocha foi o ginasta grego Lefheris Petrounias, que a passou ao brasileiro ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico (1992 e 2004) Giovane Gávio.

A viagem do símbolo das Olimpíadas deve durar quatro meses, percorrendo cerca de 28 mil quilômetros, por toda a Grécia e 300 cidades brasileiras. No dia 5 de agosto, o fogo olímpico chega ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de abertura dos Jogos de 2016.

O trajeto incluiu todas as capitais dos estados brasileiros. No Paraná, além de Curitiba, a Tocha passará por Campo Largo, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco.

Atletas símbolos

Em Campo Largo foram escolhidas quatro atletas amadores, que são destaques no município.

Lauro Antoniassi

Um dos escolhidos foi Lauro Antoniassi, operário de profissão, mas que por 20 anos atuou como jogador amador do Fanático Futebol Clube, sendo o maior artilheiro do esporte amador. Tornou-se um dos ícones do esporte campo-larguense levando o nome de Campo Largo por todo Paraná.

Sebastião Carlos Bressan

Sebastião Carlos Bressan, atleta de basquetebol. Pelo município, foi campeão por sete vezes dos Jogos Abertos do Paraná. Já representando a Seleção Brasileira, foi vice-campeão mundial e campeão pan-americano. Atualmente trabalha no Departamento de Esportes como Técnico de Basquetebol. Realiza também trabalho voluntário em escolas, buscando valorizar a atividade física como ferramenta de inclusão social.

Renato Hundsdorfer

Entre os escolhidos também está o historiador e atleta amador Renato Hundsdorfer. Atleta campo-larguense que nos esportes coletivos conquistou diversos títulos, entre eles o de campeão brasileiro de handebol nas categorias estudantil e adulto. Participou também da seleção paranaense de voleibol Infanto-Juvenil e foi integrante da Seleção Brasileira de Atletismo no Sul-americano do Chile, em 1980.

Caréstia

O último escolhido foi o esportista Antonio Cezar Marcondes. Dificilmente a população campo-larguense vai lembrar o seu nome de batismo. Agora, pelo seu apelido, chamado carinhosamente de Caréstia, é conhecido por muitas gerações de atletas da cidade. Ele foi o criador e incentivador do primeiro time de Voleibol de Campo Largo nas décadas de 1960-70. Antes da criação da Cocel, os poucos postes de iluminação pública, nas ruas centrais, tinham suas lâmpadas acessas ao anoitecer pelo Caréstia, e apagadas depois que o dia clareava. Sua ferramenta de trabalho era uma taquara, com a qual ligava e desligava as chaves interruptoras de energia. Posteriormente, foi trabalhar na antiga Telepar, e gastava todo seu salário com o time de voleibol, especialmente nas excursões para Lapa, Palmeira, Ponta Grossa e outras cidades da região. Caréstia é um dos símbolos do esporte amador campo-larguense.

Mitologia e a Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Em memória das origens ancestrais dos Jogos Olímpicos, a chama é acesa em Olímpia, na Grécia, alguns meses antes da abertura dos Jogos, onde onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acesa pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. O fogo sagrado só pode ser aceso pelos raios do sol e é tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrar a paz.