Campanha Salarial 2018: Acordo com Metalsa assinado. CAT e Fiat com negociações em andamento

Assembleia na quarta-feira (18) na planta da Caterpillar, em Campo Largo (*Foto: Regis Luís Cardoso)

Na quinta-feira (19) os dirigentes do Sindimovec e representes da Metalsa se reuniram na sede da entidade para assinar Acordo Coletivo de Trabalho da multinacional mexicana. Agenda da semana contou com assembleia, quarta-feira (18), na Caterpillar e, na terça-feira (17), aconteceu reunião com representantes da Fiat

No início de abril os trabalhadores da Metalsa aprovaram a proposta apresentada pelo Sindicato durante a Campanha Salarial 2018. Depois de quatro anos a Metalsa pagou 100% da inflação e mais 1% de ganho real. Agora, com o Acordo Coletivo de Trabalho assinado (19), os trabalhadores irão receber o reajuste da inflação ‘cheio’ (1,81%), além do acréscimo de 1% de ganho real (data-base: 1º de março). O vale alimentação também foi reajustado em 4% (de R$ 367,00 foi para R$ 380,00). Já o PLR, que é atrelado às metas de produção, ficou em R$ 9.321,00, com adiantamento de R$ 4.500,00, até sexta-feira (06/04), segundo informado pela empresa.

CAT: Em assembleia na tarde de quarta-feira (18) na planta da Caterpillar, em Campo Largo, os trabalhadores da empresa não aprovaram a proposta patronal. Foram 182 votos contrários e 169 favoráveis. A partir de agora o Sindicato aguarda retorno da empresa para dar andamento à negociação.

Fiat: Em reunião na terça-feira (17) no Hotel Campo Largo Express, dirigentes do Sindimovec participaram da apresentação de uma nova plataforma organizacional da Fiat no mundo. De acordo com os representantes da empresa, essas mudanças podem atrasar ainda mais a negociação coletiva (data-base venceu em março). Ficou acordado que um encontro entre representantes dos trabalhadores e empregadores deve acontecer ainda em abril.

Por Regis Luís Cardoso (texto e fotos).