Caterpillar: trabalhadores rejeitam proposta patronal

Dirigentes de base do Sindimovec estão conversando com os funcionários da CAT para saber quais são as reivindicações que irão construir uma nova proposta

Em assembleia realizada ontem (05), por 188 votos contra 154, os trabalhadores da Caterpillar rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 6% (4,69% de INPC, mais 1,31% de aumento real, para área operacional e 5% para as demais áreas). Para o Sindimovec, o próximo passo é construir uma nova proposta junto a base e intermediar da melhor forma o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2017.

Proposta

Além do reajuste salarial, a Caterpillar ofereceu cesta básica de R$352,00 e PLR no valor de R$8.000,00, com garantia de pagamento mínimo do valor pago a fábrica para os empregados administrativos e adiantamento de R$4.000.

Plano de Carreira dos Operacionais: havia o compromisso da empresa de revisão do Plano de Carreira dos trabalhadores assim que fossem finalizados os estudos de mercado, no entanto, ficaria garantido 1% para todos os Empregados Operacionais, independente da conclusão dos estudos. A empresa poderia, ainda, aumentar este reajuste para empregados que precisassem se movimentar nos steps; este ajuste seria realizado em junho de 2017.

Por Regis Luís Cardoso (foto: José Assis).