DIRIGENTES DO SINDIMOVEC PARTICIPAM DE REUNIÃO NA SEDE DA INDUSTRIALL NO URUGUAI

Dirigentes do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) participam, nesta semana, de uma série de atividades sindicais internacionais. Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), o presidente Adriano Carlesso, o diretor financeiro Sidnei Iarek e o advogado Sandro Lunard, representam a entidade em encontro promovido pela Universidade da República, em Montevideo (Uruguai), sobre o direito do trabalho.

Na programação que antecede o evento, os sindicalistas participaram, hoje, de uma reunião com representantes da IndustriALL, federação internacional que representa os trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis em todo o mundo.  A reunião contou com a presença do secretário regional adjunto da entidade, Marino Vani e dos integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos no Uruguai, Eduardo Burgos e Celso Acosta.

Em pauta, a problemática das práticas antissindicais da Fiat em Campo Largo e todos os desdobramentos registrados até hoje, decorrentes das condutas abusivas.  “Nós compartilhamos aqui a nossa experiência no enfrentamento aos atos antissindicais da Fiat, porque entendemos que é preciso fortalecer ainda mais a luta sindical local, regional e internacional. Com união, é possível articular ações conjuntas para apoiar os trabalhadores em países onde há práticas antissindicais”, afirma Carlesso. A partir das informações compartilhadas e da interação entre os sindicatos, pretende-se contribuir para o aprimoramento da investigação nestes casos, com o objetivo da construção de uma denúncia acadêmica e científica relacionada às práticas antissindicais da Fiat.

Também nesta terça-feira, os dirigentes estiveram na sede do Mercosul, reunidos com o Representante Geral, Dr. Rosinha, onde aproveitaram para reforçar o convite para o evento e inteirar este importante bloco econômico sobre a questão. A luta não pode parar.