Governo Federal não atualiza tabela do IR conforme prometido. Quem irá pagar mais é você

Segundo dados da Receita Federal, a faixa de isenção está em R$ 1.903,98 desde 2015. Bolsonaro prometeu subir para R$ 3 mil, mas não atualizou a tabela do Imposto de Renda

De acordo com dados divulgados pela Receita Federal no fim de fevereiro, a faixa de isenção do IR permanece em R$ 1.903,98 – a mesma do ano passado. Dessa forma, o presidente da república não cumpriu o que disse como candidato, quando prometeu subir para cinco salários mínimos (R$ 5.225, hoje).

Porém a promessa não ficou restrita à campanha. No ano passado, já eleito, Bolsonaro falou em subir a faixa de isenção para R$ 3 mil, o que novamente não aconteceu e a tabla continua sem correção desde 2015.

Inflação

Em 2019 a inflação era de 4,31% e a defasagem da tabela do imposto atingiu 103,87%. De acordo com o Sindicato dos Fiscais da Receita Federal, o Sindifisco Nacional, a faixa de isenção do imposto deveria atingir todas as pessoas que ganham até R$ 3.881,85 mensais.

Se o governo cumprisse a medida, quase 10 milhões de contribuintes que hoje pagam IR se tornariam isentos. A conta do Sindifisco, de defasagem de 103,87%, considera a inflação acumulada e não repassada integralmente para a tabela do IR desde 1996.

A última vez que a tabela sofreu alguma correção foi em 2015, quando a então presidente, Dilma Rousseff, estabeleceu reajuste de 5,6% nas faixas salariais de cálculo do IR.

Fonte: Jornal Metrópoles (com edição: Sindimovec).