Comunicado: Assembleia presencial com trabalhadores da Metalsa

Nesta quarta-feira, às 16h20, o Sindimovec realiza assembleia com os trabalhadores para analisar e votar proposta da multinacional. O encontro é em frente à unidade

Hoje (19) é dia pautar a negociação dos trabalhadores da montadora mexicana.

Após reunião de negociação com os representantes da Metalsa, Sindimovec faz Assembleia para apresentar e votar proposta.

Abaixo a íntegra dos itens da negociação e as justificativas que a empresa formalizou por e-mail:

PROPOSTA METALSA:

“Considerando as dificuldades de entendimento por parte de nossos colaboradores (transmitida de forma oficial pelo presente sindicato) para agendamento das negociações coletivas em momento de cenário econômico, político e de saúde, mais favorável, com antecipação de reajuste de 4%, garantia de data base e fechamento antecipado de banco de horas, tem o presente documento a finalidade de oficializar o quanto já discutido exaustivamente em nossas reuniões de negociações durante os meses de março, abril e maio, em especial na nossa reunião da tarde desse dia 17 de maio, com relação a proposta para encerramento das discussões sobre os acordos coletivos de 2021, a referida proposta​ visa o atendimento dos pleitos dos colaboradores, considerando:

– o momento de incertezas que vivemos, agravado pela

escalada, sem precedentes, no preço do aço (nossa principal matéria prima) totalizando 50% nos primeiros 5 meses desse ano e mais 62% já comunicado pela usina para os próximos meses;

– escassez global , também sem precedentes na história , de aço no mercado, inviabilizando qualquer incremento de volume no mercado local;

– dificuldade de importação de matéria prima para montagem de veículos pesados, impactando nossa produção de chassis;

– dificuldades da cadeia de suprimentos local e internacional para entrega de peças para a montagem de chassis.

Proposta:

-Manutenção de todos os benefícios oferecidos ao empregados, mesmo em momentos de dificuldades e incertezas, como:

– Assistência médica a todos empregados e seus familiares;

-​ Assistência odontológica a todos empregados e seus familiares;

– Transporte fretado para locomoção dos empregados de sua residência para o trabalho e vice versa;

– Fornecimento de café da manhã para todos os empregados.

– Fornecimento de refeição para todos os empregados.

– Subsídio escolar para nível médio e superior para empregados;

– Fornecimento de material escolar para os filhos dos empregados;

– Fornecimento de brinquedo de Natal para os filhos dos empregados.

– Treinamento​ interno e externo para todos os empregados;

– Segurança e saúde no local de trabalho.

– Protocolos e cuidados com o risco de contaminação de Covid e conscientização constante;

– Manutenção do Banco de Horas no formato atual;

– Reajuste de 4% no salario de todos os empregados, vigentes em 01 de junho de 2021.

– Vale alimentação no valor de R$ 433,00, vigentes a partir de 01 de junho de 2021.

– Discussão de Plano de cargos e salários em 2022;

– Programa de participação nos resultados, no formato do no ano de 2020, com reajuste de 4% nos valores de premiação e manutenção das faixa de volume; isso implica numa expectativa de volume (sem considerar incertezas e variações do mercado) de 25.000 veículos e com isso, premiação total de R$ 7.000,00, com antecipação de R$ 5.000,00 (com pagamento em 4 dias uteis após assinaturas dos acordos coletivos)”.