Conselho Municipal do Trabalho: Revitalização urgente

Adriano Carlesso explica posição do Sindimovec em fazer um trabalho unido entre trabalhadores, empregadores e administração municipal (Foto: Regis Luís Cardoso)

Na tarde da última quinta-feira (10), na Agência do Trabalhador, membros do Sindimovec participaram de reunião para discutir políticas voltadas aos trabalhadores de Campo Largo

Esse foi um dos primeiros passos para retomada das ações do Conselho e também para estruturar uma ideia maior, que é a organização do sistema público de emprego na cidade. “Para que isso aconteça, é necessário que as partes envolvidas, ou seja, trabalhadores, empregadores e administração pública, através de seus órgãos representativos, estejam convencidos a respeito dessa importância”, explicou Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec.

Os representantes da nova administração pública de Campo Largo se comprometeram em realizar a intermediação das relações entre trabalhador e empregador. Para o Sindicato, hoje é necessário, além de estruturar o Conselho, unir as entidades através de objetivos em comum, como: capacitar trabalhadores e coloca-los no mercado de trabalho. “O Sindimovec cobra que se faça um trabalho em conjunto e um debate amplo”, completou Carlesso.

Desafio

De acordo com os números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o município de Campo Largo, no ano de 2016, teve um total de admissões de 9.677 trabalhadores, para um total de demissões de 10.719. Houve uma variação negativa de -1.042. Confira o gráfico do MTE aqui.

Para enfrentar o problema do desemprego, uma das alternativas é a aproximação da Agência do Trabalhador com instituições de capacitação, como é o caso do Instituto Federal do Paraná e do SENAI, presentes em Campo Largo.

“Há o interessa muito grande do Instituto em estreitar o relacionamento com os órgãos de geração de emprego, como a Agência do Trabalhador. Nós somos uma instituição de ensino de formação profissional e temos total interesse em abrir espaço para os nossos alunos no mercado de trabalho”, explicou João Madureira, diretor geral do Campus Campo Largo – IFPR.

Para que serve o Conselho Municipal do Trabalhado?

Dentro do processo de políticas publicas assegurado pela Constituição de 1988 é necessário que o Conselho Municipal do Trabalho funcione em sistema de rotatividade de membros e renovação permanente das bancadas. O objetivo dessas alternâncias é gerar dinâmica e proporcionar soluções mais negociadas, voltadas a diversidades de projetos.

O Conselho serve para administrar políticas públicas de trabalho e renda. Tem formação tripartite, ou seja, dele participam trabalhadores, empregadores e administração municipal. Ele faz parte da estrutura de políticas e programas financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Por Regis Luís Cardoso.