Conselho Municipal do Trabalho será reativado em Campo Largo

Adriano Carlesso inicia a conversa ao lado de Leila Maria Raboni, Matheus Costa e Marcelo Puppi

Durante o evento “O SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL” (30), os representantes das entidades municipais concordaram em reativar o Conselho do Trabalho da cidade

Um evento com definições! Assim pode ser caracterizada a noite do dia 30 de novembro, no auditório da FACECLA – Faculdade Cenecista de Campo Largo. “Se unirmos as três bancadas, trabalhadores, empresas e administração, para construir as coisas de uma maneira coletiva, certamente estaremos fazendo o melhor para nossa cidade”, explicou Adriano Carlesso, no início da noite. As palestras ficaram por conta de Ângela Carsten – Coordenadora de Intermediação de Mão de Obra – SEJU (Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Ação Social) e Leandro Meller – Superintendente da Política de Garantia de Direitos (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS); além da medição de Leila Maria Raboni – Presidente do Conselho Estadual do Trabalho em Exercício.

Os representantes tripartites, que formam um Conselho Municipal do Trabalho, se comprometeram em retomá-lo em Campo Largo. Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, ficou responsável pela mediação por parte dos trabalhadores; Juliano Toppel, presidente da ACICLA, por parte dos empresários; e Jean Torres, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, pela administração pública da cidade.

Evento – CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS AQUI

Matheus Costa e Marcelo Puppi

A noite foi de informação, mas também de surpresa. Logo de cara, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, chegou ao lado de Matheus Costa, treinador responsável pelo acesso do Paraná Clube à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Apesar da descontração, pela inusitada visita, o prefeito fez uma breve fala se mostrando contente com a realização do encontro na cidade.

Mateus Costa, o técnico de futebol mais novo a conseguir o acesso (30 anos), na história do futebol brasileiro, de um time da Série B para a Série A, agora também é o mais jovem treinador na elite do futebol nacional. Ele contou um pouco da sua trajetória no esporte e também seu amor por Campo Largo, município que o acolheu durante toda sua criação.

Já durante as palestras, Ângela Carsten procurou contar um pouco da história das Agencias do Trabalho no Paraná e também em Campo Largo. Ela apontou números que comprovam o crescimento do emprego e renda dos trabalhadores nos municípios, caso as agências sejam um espaço amplo e que façam a intermediação através do lema “inclusão social pelo trabalho”.

O outro palestrante, Leandro Meller, chamou a atenção para a necessidade dos Conselhos Municipais ampliarem o debate na construção de políticas públicas. Além disso, apontou que é importante garantir uma continuidade dessas diretrizes, através de uma legislação municipal. O objetivo dessa medida é para que não haja interrupção dos trabalhos nas Agências do Trabalhador mesmo com mudança na administração de uma cidade.

Também Leila Maria Rabon, Presidente do Conselho Estadual do Trabalho em Exercício, salientou a importância, como desdobramento da reunião, da criação de uma Carta Aberta do evento “O SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL”.

Participação

Maurício Rivabem, vice-prefeito de Campo Largo. Ricardo Rodrigues, diretor geral na FACECLA – Faculdade Cenecista de Campo Largo. Bruno Boaron, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo – o COMUDE e representando a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo. Edson Luiz Strapassan, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Campo Largo (SSPAD). Paulo Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cerâmica de Campo Largo (SINPOLOCAL). Bibiana Rodrigues, coordenadora do Senai.

Entidades de trabalhadores, empresários e administração pública que prestigiaram o evento: Trabalhadores (Sindimovec, Sinpolocal e SSPAD). Empresas (ACICLA, Caterpillar e Metalsa). Administração Pública (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Agência do Trabalho de Campo Largo, Ministério do Trabalho e Emprego).

Por Regis Luís Cardoso (Texto e Fotos).