CPI DAS FUNERÁRIAS PODE ACABAR EM PIZZA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na Câmara de Campo Largo, para investigar denúncias de irregularidades nos serviços funerários, tem esquentado o clima nas últimas sessões. A CPI das Funerárias é presidida pelo vereador Júnior Torres (DEM), tendo como relatora Cléa de Oliveira (PSB) e como membro Josley Andrade (PSC). Inicialmente a Câmara havia criado uma CEI (Comissão Especial de Investigação) que funcionou durante 70 dias e levantou farta documentação que deu origem à criação da CPI. Há várias denúncias de irregularidades, inclusive a instauração de três inquéritos civis públicos na Primeira Promotoria de Justiça de Campo Largo.

Terminará em pizza?

O que irritou os vereadores foi o “vazamento” dessa expressão, atribuída ao Chefe de Gabinete do deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC), Marcos Aurélio Reinaldin. Na sessão de 3 de agosto o vereador Júnior Torres fez um discurso veemente, referindo-se a esse assessor parlamentar, destacando: “eu jamais teria coragem de deixar um agente público de outra esfera de poder, vir falar sobre os nossos trabalhos aqui, e “rogar” na cidade que nossos trabalhos acabaram em pizza. Quando uma pessoa fala isso, no meu entendimento, é porque ela já tem algo acertado, mas eu tenho certeza de que este Colegiado (Câmara) não acertou nada com eles. Não posso acreditar nisso, não quero acreditar que o meu tempo está sendo perdido lá, e o Colegiado que define é este, o Plenário… não quero acreditar que eles acertaram lá em cima… eu não acredito… mas os pingos têm que ser colocados nos iis…”

Querem explicações

Na sessão da última segunda-feira (10) a Câmara aprovou por unanimidade de votos o Requerimento do vereador Luiz Antonio Rossatto (PDT) solicitando tempo na Tribuna Livre e convidando o assessor parlamentar Marcos Aurélio Reinaldin a vir dar explicações à Câmara, “sobre o pouco caso que poderia ter feito em relação à CPI das Funerárias”.

Curiosidade: o que é terminar em pizza?

A questão das funerárias é um assunto muito sério e afeta dezenas de famílias campo-larguenses, por isso, não pode terminar em pizza. Mas o que é “terminar em pizza”?

No Brasil, a expressão “terminar em pizza” é sinônimo de impunidade. Terminar impune. Dizem que surgiu na década de 1960, quando o time de futebol do Palmeiras passava por uma briga interna. Após uma reunião para tentativa de acordo teve um final onde as duas partes fizeram as pazes e para celebrar esse acordo, foram a uma pizzaria comemorar. No dia seguinte, um jornal publicou “Briga no Palmeiras termina em pizza”. A partir daí a expressão começou a ser utilizada para todas as brigas, acusações e escândalos que no final terminavam bem, e as denúncias acusações eram arquivadas.

Serviço

Você pode assistir às sessões da Câmara ao vivo, todas as segundas feiras a partir das 17 horas:

Ou ouvir os pronunciamentos dos vereadores no site http://www.cmcampolargo.pr.gov.br/   – Sessão Plenária – escolher a data da sessão e os Oradores.

Desejo de maior lucro não respeita nem a dor pela morte de um ente querido