IndustriALL: Sindimovec presente em congresso que reúne 1.300 sindicalistas de todo o mundo

9a2449c1-69b5-4b72-8af2-6277f36514ef
b55c768b-b8fc-467d-833f-4ddd97180802
58b9a276-c40d-4b38-b0db-83bbc1b9152d
b48be126-837f-4f2a-a6dd-ca1e3b7e7a6e
Mais de 1.300 sindicalistas de 140 países se reúnem entre os dias 4 e 7, no Rio de Janeiro, no 2º Congresso da IndustriALL Global Union, a federação internacional dos trabalhadores na indústria. Desse total, 150 são metalúrgicos e metalúrgicas da CUT de todo o Brasil. Os metalúrgicos de Campo Largo estão representados pelos dirigentes do Sindimovec, Adriano Carlesso (presidente) e Sidnei Iarek (diretor financeiro).

A abertura do evento aconteceu na noite de terça (4). O Congresso debate o plano de ação global da entidade, focado na luta contra a precarização do trabalho e na liberdade para a ação sindical e será precedido de encontro do Comitê de Mulheres e de Juventude e de conferências regionais: África, América do Norte e América Latina (as três ocorridas na segunda), Ásia e Europa (na terça, dia 4, antes da abertura). Ao final, os delegados elegerão a nova direção da federação internacional para mandato de quatro anos.

A IndustriALL nasceu em 2012, a partir da fusão de três federações internacionais de trabalhadores: Fitim (que representava os metalúrgicos), o ICEM (de químicos, petroleiros e trabalhadores em energia) e FITTVC (têxteis e vestuário).

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) atuou decisivamente para que essa nova entidade mundial dos trabalhadores na indústria fosse criada e passasse a atuar globalmente, particularmente em ações voltadas às multinacionais. E, pela importância do Brasil no cenário mundial, dois metalúrgicos cutistas passaram a integrar a primeira direção da IndustriALL: Fernando Lopes (ex-presidente da CNM/CUT) e João Cayres (secretário geral da CUT/SP e, na época, secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT).

Parcerias
De lá para cá, várias parcerias foram feitas entre a CNM/CUT e a IndustriALL, entre elas projeto de formação de jovens lideranças sindicais e programa de formação de mulheres metalúrgicas de Moçambique, além de ações para fortalecer as redes sindicais em multinacionais e o debate de políticas setoriais, como na indústria automobilística e na siderurgia.

No âmbito mundial, a federação internacional também teve papel de destaque na luta por emprego decente, combatendo o trabalho precário, na articulação de Acordos Marco Globais em multinacionais como a Volkswagen e ações para garantir a livre atuação dos sindicatos em vários países.

“Com a globalização da economia, a luta sindical também teve de ser globalizada. Assim, a criação da IndustriALL foi fundamental para que os trabalhadores na indústria se unissem e tivessem respaldo e solidariedade internacional em suas lutas”, avaliou Paulo Cayres, presidente da Confederação.

Por isso, segundo ele, a CNM/CUT se dedicou muito para viabilizar o 2º Congresso da entidade no Brasil. “E a IndustriALL entendeu que o evento no Rio de Janeiro será uma forma do sindicalismo de todos os continentes apoiarem as lutas dos trabalhadores brasileiros contra os ataques que vêm sofrendo dos empresários e do governo golpista”, esclareceu, completando: “Não é à toa que o slogan do Congresso é ‘A Luta Continua’”.