Negociação Fechada: Trabalhadores da Metalsa aceitam proposta

Em assembleia (14) na planta da Metalsa, em Campo Largo, os trabalhadores aprovaram reajuste de salarial de 4%, VA de R$ 400,00 e um aumento de 13% no PLR. Além disso, 75% deles deram parecer positivo sobre a contribuição assistencial

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2019 da Metalsa foi aprovado na tarde do dia 14 de maio em assembleia na planta da empresa. Na oportunidade, 120 trabalhadores disseram SIM para a proposta e 33 optaram por NEGAR. Dessa forma, o reajuste salarial da categoria será de 4% (100% da inflação + 0,06% de ganho real – retroativo a 1º de março de 2019).

Os trabalhadores também aprovaram (75%), de forma individual, prévia e expressa, o desconto da contribuição assistencial de 2% sobre os valores a serem recebidos com o PLR e o seu repasse ao Sindimovec. “É um reconhecimento ao trabalho do Sindicato. Ainda mais neste período de tantas incertezas sobre a continuidade da planta Metalsa em Campo Largo. Esse resultado fortalece ainda mais nossa luta na empresa”, explica Adriano Carlesso, presidente da entidade de classe.

Vale lembrar que em fevereiro deste ano 79% dos trabalhadores do Metalsa aprovam desconto do imposto sindical (que corresponde a um dia de salário de cada trabalhador), também de forma individual, prévia e expressa.

Outros números

O Vale Alimentação teve reajuste de 5,3%, ficando no valor de R$ 400,00 (retroativo a março de 2018). Sobre o pagamento das diferenças de março, abril e maio de 2018 (R$ 60,00), será incluído no vale Alimentação de junho de 2019.

PLR teve um aumento de 13%, o que representa um PPR de R$ 8.000,00. Também ficou aprovada antecipação de R$ 5.500,00 já na sexta-feira (17). Esse valor representa um aumento de 22% no adiantamento em relação ao ano passado.

Por Regis Luís Cardoso (texto e fotos).