INPC varia 0,64% em abril

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)apresentou variação de 0,64% em abril e ficou acima do resultado de 0,44% de março em 0,20 p.p.. Considerando os quatro primeiros meses do ano, o índice situa-se em 3,58%, percentual inferior aos 4,95% registrados em igual período de 2015. Na ótica dos últimos 12 meses, a taxa foi para 9,83% e ficou abaixo dos 9,91% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2015, o INPC situou-se em 0,71%.

Os produtos alimentícios se apresentaram com 1,11% em abril, enquanto em março a alta foi 1,12%. O agrupamento dos não alimentícios teve variação de 0,43% em abril, acima da taxa de 0,14% de março. Em Curitiba, a variação do INPC em abril foi de 0,65% e no acumulado dos últimos doze meses foi de 10,08%.

Dentre os índices regionais, o maior foi o da região metropolitana de Fortaleza, com 1,11 %, pressionada pela taxa de água e esgoto (2,49%) com reajuste de 11,96% em 23 de abril, pela energia elétrica com 2,82%, tendo em vista o reajuste de 12,97%, em vigor desde 22 de abril. O menor índice foi o da região metropolitana de São Paulo, que ficou em 0,32%, em razão, principalmente, do resultado de 0,79% dos alimentos, abaixo da média nacional (1,11%), além da queda de 6,78% nos preços do litro do etanol.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979, se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado. Abrange dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Para cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 31 de março a 28 de abril de 2016 (referência) com os preços vigentes no período de 01 a 30 de março de 2016 (base).

Fonte: fetraconspar.org.br