CAMPANHA SALARIAL 2016: Proposta da Metalsa é aprovada por trabalhadores

Os trabalhadores da Metalsa, em Campo Largo, decidiram ontem (04), em assembleia, pela aprovação da proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. Foram 57 a favor e 35 contra.

A proposta consistia em um Reajuste de 7% nos salários a partir de abril, e Vale Alimentação de R$ 350 a partir de março, o que significou um acréscimo de 17%. A proposta ainda continha um Vale Alimentação adicional de R$ 350,00, o que pode representar em torno de 1,5% de composição do reajuste no salário. O PLR (Plano de Participação nos Resultados) para 2016 será de R$ 8,8 mil – atrelado ao volume de produção, com a antecipação de R$ 3 mil, pagos cinco dias após a aprovação.

Para aprendizes, a proposta contempla dois salários normativos. O esforço do Sindicato na Campanha Salarial deste ano foi pautado na tentativa da conquista de reajuste com base no índice do INPC de março, de 11,08%. Apesar da proposta ter ficado distante do almejado, a decisão dos trabalhadores levou em conta os reflexos da crise econômica, especialmente a baixa na produção do setor automotivo. Nos últimos meses, a produção retraída também atingiu o volume de encomendas da Volvo, principal cliente da Metalsa na venda de chassis e motores de ônibus e caminhões. “É uma relação de dependência econômica da qual os trabalhadores também se tornam reféns. Como em todas as negociações conduzidas pelo Sindimovec até aqui, o que prevalece é a vontade dos trabalhadores que, através do voto secreto, mostraram seu entendimento sobre a proposta como a melhor opção no momento”, reforça o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

JAF_9835-600x300