CRISE NA SAÚDE: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE E COORDENADOR DO CENTRO MÉDICO FORAM EXONERADOS

Prédio da UPA ficou desocupado mais de três anos

A Saúde de Campo Largo está em crise. Nesta semana, após novas denúncias de irregularidades, o Secretário Municipal de Saúde Alexandre Xavier Küster e o Coordenador do Centro Médico Hospitalar Giovani Marcon foram exonerados pelo Prefeito Affonso Portugal Guimarães. Também foram afastadas a Diretora Clínica do Samu (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência)  Thais Lorenzetti, e a enfermeira Milena Balsanelli, que ocupava cargo de diretoria na Secretaria de Saúde.

O Ministério Público do Paraná, através da 1ª Promotoria de Justiça investigava denúncia sobre irregularidade na contratação de um médico, que estaria ocupando duas funções ao mesmo tempo, atuando como médico do Samu e do Centro Médico e recebendo dois salários, o que caracteriza crimes de enriquecimento ilícito e danos ao erário púbico. Essa contratação irregular estaria ocorrendo com a conivência do coordenador.  Havia, ainda, outras denúncias de assédio moral e desvio de função de funcionários, levantadas pelo Conselho Municipal de Saúde.

Outros problemas

Além de críticas de nepotismo (nomeação de parentes) ao nomear o veterinário Alexandre Xavier Küster para o cargo de Secretário Municipal de Saúde, o Prefeito Affonso Portugal Guimarães, que é médico, conviveu com outros problemas na Saúde, como falta de medicamentos básicos nas Unidades de Saúde, longas filas de espera para atendimento, bem como a demora na tomada de decisões. Um dos símbolos de descaso de sua administração, que inclusive foi objeto de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores, foi o prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), construído com recursos federais e que ficou praticamente pronto no final da gestão do ex-prefeito Edson Basso em 2012. Durante mais de três anos o prédio ficou fechado, sem utilização, deixando de receber durante todo esse tempo, recursos de manutenção da saúde  do governo federal. O prédio da UPA só foi ocupado agora em janeiro, para abrigar o Posto de Saúde do Centro, que está atualmente fechado.

O novo Secretário Municipal de Saúde, que poderá ser Gilmar Gionédis, terá grandes desafios pela frente.