DIA DE PROTESTO CONTRA AS MP´S QUE FEREM DIREITOS DO TRABALHADOR

face-protesto-centrais-sindicais

Centrais Sindicais de todo o país se uniram hoje (2) em protestos a favor da revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram regras do seguro-desemprego, abono salarial, seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. As centrais de pelo menos 13 capitais se uniram e promoveram manifestações em frente às superintendências regionais do trabalho de suas regiões.

No caso do abono salarial e do seguro-desemprego, as medidas provisórias estendem a carência para que os trabalhadores tenham direito ao benefício. No caso de auxílio-doença, o prazo estabelecido para que as empresas assumam o pagamento do salário (antes do INSS), passa de 15 para 30 dias.

Como um sindicato atuante e atento às transformações que prejudiquem os trabalhadores, o Sindimovec está acompanhando toda movimentação em torno do tema. “Essas medidas preocupam, porque os trabalhadores correm o risco de perder direitos. Não se pode aceitar um absurdo desses”, disse o presidente Adriano Carlesso.

Os mais prejudicados com as MP´s são os segmentos de trabalhadores que apresentam alta rotatividade, como o comércio e a construção civil. Muitos trabalhadores não conseguiram atingir o prazo de 18 meses de permanência no emprego, prazo mínimo exigido para acesso ao seguro-desemprego. (Assessoria Sindimovec com Agências) (Foto: Dino Santos)