Dirigentes do Sindimovec conversaram com alunos da Escola Professora Rosália Andrade Remonato

Marcelo e Adriano conversaram com alunos da Escola Professora Rosália Andrade Remonato

A Escola Municipal Professora Rosália Andrade Remonato, em Campo Largo, trabalha com educação infantil (de 2 a 5 anos) e com ensino fundamental. Durante os próximos dias, os alunos da 4ª série (9 anos), participam do Projeto Movimentos Sociais no Paraná

“Desafiador”! Descreveu Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec. “Fiquei ansioso”, disse Marcelo Antônio da Silveira, secretário da entidade. Ambos estiveram, no dia 22 de novembro, na Escola Municipal Professora Rosália Andrade Remonato participando do Projeto Movimentos Sociais no Paraná, direcionado aos alunos da 4ª série. De acordo com a pedagoga da Escola, Gilciléia Nicochelli, o objetivo das atividades é mostrar os trabalhos das entidades ligadas aos movimentos sociais para que depois os alunos produzam uma redação sobre o que foi falado em sala de aula.

A pedagoga Jocilene Vidal Cúnico, ao lado da professora Luciana Portella. Gilciléia Nicochelli (pedagoga) e a professora Silmara Rozera (assim como a professora Valéria Cristina Ukachenski, que faz parte das atividade do Projeto); todas da EM Professora Rosália Andrade Remonato. Marcelo e seu filho Lucas da Silveira e Adriano Carlesso

“Um trabalho muito importante da Escola e uma responsabilidade muito grande da nossa parte. O Sindimovec, além de participar da atividade, irá publicar algumas redações dos alunos, como uma maneira de incentivar a escrita”, explica Carlesso. O Projeto ativa a curiosidade dos “baixinhos”, sempre com a intenção de despertar a criatividade através das redações.

Durante a conversa, Adriano e Marcelo foram “enquadrados” pelos alunos da 4ª série. A criançada mostrou uma curiosidade aguçada, com uma verdadeira bateria de perguntas. Marcelo enfatizou, quando questionado sobre a função de um sindicato de defesa dos trabalhadores, que um dirigente sindical luta diariamente para deixar “um futuro melhor para a nova geração”.

Os estudantes já têm uma consciência de representatividade e coletividade, pois, de acordo com os professores que participaram da atividade, é obrigatório por lei ter, nas salas de aula, um representante que leve as necessidades dos alunos à direção da Escola.

A lista de questionamentos dos alunos foi vasta. Desde a curiosidade em saber das funções de um Sindicato, até como é feita as escolhas dos cargos e da diretoria. Também questionaram sobre as principais reivindicações, qual a relação do Sindicato com as empresas, as conquistas históricas e como são feitas as filiações.

Agora fica a expectativa da chegada das redações para que o Sindimovec publique algumas produções desses novos e críticos atores sociais. Desde já, a entidade que defende os metalúrgicos de Campo Largo agradece aos professores da Escola Professora Rosália Andrade Remonato pelo convite e parabeniza pela iniciativa.

Por Regis Luís Cardoso (texto e fotos).