Encontro em Foz do Iguaçu discutiu políticas públicas para migrantes

Seminário “Migrar com Direitos” aconteceu dia dois de agosto na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Paraná, Instituto Edésio Passos e Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Migrante (CDHIC)

O presidente do Sindimovec e do Conselho Estadual do Trabalho, Adriano Carlesso, apresentou números sobre imigração no estado do Paraná e no Brasil. Ele se embasou no levantamento estatístico elaborado pela servidora Suelen Glinski para o Observatório Estadual do Trabalho. O estudo traz dados atualizados sobre o tema.

Carlesso problematizou o tema “Imigração” num momento de desconstrução dos direitos dos trabalhadores e consequentemente do enfraquecimento da mão de obra nacional. “Identificamos que muitas entidades patronais entendem que a imigração é uma oportunidade de precarizar a mão de obra. Outro problema é a visão dos trabalhadores de que a migração é uma ameaça aos seus postos de trabalho”, apontou o dirigente.

Seminário

Durante o seminário, uma das principais defesas das entidades presentes foi pelo fortalecimento das pautas ligadas aos Direitos Humanos e aos Direitos dos Trabalhadores. “O nosso papel enquanto representante sindical é de defender os trabalhadores, independente da sua nacionalidade. Não aceitar a exploração da vulnerabilidade do migrante. A nossa bandeira é inclusiva”, afirmou Manassés Oliveira, presidente da Feaconspar, que representou a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A importância do papel do Sindicato para o trabalhador migrante também foi um dos assuntos abordados no evento. “Temos que tratar os migrantes como gostaríamos que fôssemos tratados caso precisássemos sair do nosso país para buscar uma vida melhor”, explicou Izabel Aparecida de Souza, presidente do Siemaco de Londrina.

O Seminário “Migrar com Direitos” teve o apoio e participação do Ministério Público do Trabalho; Prefeitura de Foz do Iguaçu, Governo do Estado e parceria da UGT Paraná, CUT, Força Sindical e NCST e CSB.

Por Regis Luís Cardoso (*imagens via Instituto Edésio Passos).