FUNCIONÁRIOS DA SCHMIDT DEVEM ENTRAR COM RESCISÃO COLETIVA

2f926d645496884ae1ec7ca0a8939fe4

Os mais de 500 trabalhadores da Porcelana Schmidt, decidiram, durante assembleia na última sexta-feira (30), entrar com com Rescisão Indireta Coletiva contra a empresa, na Justiça do Trabalho, o que garante a liberação do FGTS + o Seguro Desemprego. Após a assembleia, os trabalhadores fizeram manifestação em frente ao Fórum para agilizar a decisão do juiz sobre o bloqueio judicial de R$ 2 milhões para garantir o pagamento de salários atrasados de fevereiro e adiantamento de abril. O salário de março foi pago.

A decisão do juiz foi desfavorável aos trabalhadores, pois os recursos já estavam bloqueados, antecipadamente, por outra empresa. Em protesto, os trabalhadores compraram cadeados e correntes e  bloquearam os portões da empresa, para evitar a saída de produtos acabados, pois havia informações de que estariam transferindo o estoque para outro local, para driblar o bloqueio judicial.

Os trabalhadores temem que a crise da economia leve ao fechamento definitivo da indústria. Ao longo de sua história, desde sua fundação há 73 anos, a Porcelanas Schmidt sobreviveu a outros períodos difíceis. Atualmente, as vendas caíram e os estoques estão com lotação máxima. Enquanto não houver melhorias no cenário econômico, a Porcelanas Schmidt, a exemplo de outras empresas do setor cerâmico, enfrentarão sérias dificuldades de sobrevivência. (Foto: Jornal Folha de Campo Largo)