DIRIGENTES DO SINDIMOVEC PARTICIPAM DA 12ª JORNADA NACIONAL DE DEBATES

IMG-20160503-WA0004
IMG-20160503-WA0002
IMG-20160503-WA0001

Encontro debateu panorama das negociações e reajustes salariais

“Desafios da negociação coletiva em cenário de crise”. Este foi o tema da 12ª Jornada Nacional de Debates, que o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Centrais Sindicais promoveram nesta terça-feira (03), em Curitiba. Os dirigentes do Sindimovec participaram do evento que teve transmissão ao vivo pela internet.

A Jornada acontece nesta semana, coordenada pelos escritórios regionais do Dieese. A transmissão ao vivo permite a participação simultânea de dirigentes sindicais de todo o país.

O economista do Dieese, Sandro Silva, norteou a 12ª edição da Jornada com os resultados do Balanço das negociações dos reajustes salariais 2015.

De acordo com o balanço, desde 2004 não era observado um cenário tão desfavorável para os trabalhadores. Em 2015, os ganhos e perdas reais se concentraram nas faixas mais próximas à variação da inflação. Do total de reajustes, cerca de 38% conseguiram ganhos de até 1%. Aproximadamente 12% resultaram em perdas de até 1%. O conjunto dessas suas faixas mais os reajustes com valor igual ao INPC, contemplam cerca de 79% do painel analisado. Os ganhos reais entre 1% e 2%, acima do INPC, foram verificados em 11% dos reajustes.

Na jornada, o debate também abordou o mercado de trabalho e renda na atual conjuntura. A apresentação teve análise do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB); de números da produção industrial; da evolução da taxa de juros; do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); e das despesas e receitas do governo.

Temas relacionados como os dados da taxa de desemprego e sua evolução ao longos dos meses; o aumento real conquistado anualmente pelo salário mínimo desde 2003, a evolução da ocupação, do rendimento médio e da massa de rendimento e da distribuição de reajustes salariais em comparação com o INPC, estiveram ainda, entre os assuntos.

Ao final das apresentações, foram respondidas perguntas da plateia e dos dirigentes que assistiam a 12ª Jornada pela internet. (Fonte: Dieese)