MARÇO TERMINA COM NEGOCIAÇÕES EMPERRADAS

O Sindimovec – sindicato que representa os trabalhadores das empresas Fiat, Caterpillar e Metalsa está preocupado com a falta de avanços nas negociações da campanha salarial de 2015. O mês de março chega ao fim após intensa mobilização, mas sem progresso que represente conquistas para os trabalhadores.

Na Caterpillar, foram realizadas duas reuniões com os representantes da empresa e nos dois encontros, não houve proposta satisfatória que pudesse ser apresentada aos trabalhadores. A oferta inicial de reajuste proposto pela empresa fica abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de março, fixado em 7,68%. Por conta disso, foi marcada uma nova rodada de negociações para o dia 7 de abril, com a expectativa de uma proposta coerente a ser encaminhada para análise dos trabalhadores.

A pauta segue parada também na Metalsa que anunciou férias coletivas de três semanas em março. Em função disso, o início das negociações está previsto apenas para o fim do mês de abril.  Já na Fiat, as tratativas seguem o panorama dos anos anteriores: impasses e a demora em abrir o canal de comunicação com o sindicato. A agenda de negociação com a empresa só foi aberta depois que membros do Sindimovec passaram uma semana inteira mobilizados e protestando em frente à fábrica. Só então, houve a primeira rodada de negociações na segunda-feira, dia 30. O encontro terminou sem avanços.