4ª EDIÇÃO DA SINDIMOFEST REÚNE O DOBRO DE FILIADOS

img_2279

Uma festa que a cada ano fica melhor. Pelo menos essa é a impressão dos trabalhadores  associados ao Sindimovec  (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) sobre a 4ª edição da Sindimofest – a grande e mais esperada confraternização anual de sindicalizados e convidados da entidade.

O evento aconteceu no último dia 1º, no Centro Esportivo e Social Ingo Gerner (Ginásio da Gerner). Desde a primeira edição, a festa marca passos importantes da caminhada do sindicato, de seus sindicalizados e dependentes.  “Essa festa é muito importante na vida do sindicato, já que a primeira edição foi realizada para comemorar a concessão da Carta Sindical ao SINDIMOVEC pelo Ministério do Trabalho. Foram 11 anos de luta, entre nossa briga na justiça e no Ministério para nos tornarmos um sindicato independente”, lembra o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

Nessa jornada marcada por batalhas, boa parte delas vencidas com muito esforço, o presidente comemora a expressiva participação dos trabalhadores este ano.  “Esperamos que a festa fique melhor a cada ano. Nessa 4ª edição, estamos com a presença do dobro de filiados, em comparação com o ano passado. Isso mostra que os filiados acreditam e confiam no trabalho que vem sendo feito pelo sindicato e, para nós, isso é o que interessa, e o que nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua. Em 2014, 460 filiados participaram da festa. Este ano, foram pouco mais de 900, segundo o vice-presidente, Sérgio Domingos. “Praticamente o dobro de um ano para outro. As filiações estão crescendo e, a partir dessa festa, o sentimento é de dever cumprido. Entendemos que o filiado é a pessoa que deposita confiança ao sindicato, e nada melhor do que retribuir com esta confraternização. Nosso maior desejo ao preparar o evento, era de que o trabalhador gostasse da festa, a ponto de sair dela pensando na próxima, e acho que conseguimos isso”, afirma.

Ações em números

O presidente, Adriano Carlesso, aproveitou a festa para divulgar os números relacionados aos trabalhos de 2014. No ano passado, o Sindimovec fez mais de 900 atendimentos odontológicos, mais de 70 atendimentos jurídicos, sem contar os mais de mil quilos de bolo e mais de 800 refrigerantes entregues ao trabalhador pelo projeto “Seu Dia de Festa!”. “Este projeto é uma forma de mostrar a cada trabalhador a importância que ele tem na família sindical. Cada filiado novo, significa mais um passo na luta que todo dia nós travamos. Essa luta não é só dentro do sindicato, das fábricas, mas em todo o Brasil, pela defesa dos direitos conquistados e pelo aumento desses benefícios de forma geral”, reforça.

Desafio para 2015

Para 2015, está lançado o grande desafio: adquirir a sede própria do Sindimovec.  “Esse ano queremos chamar nossos filiados para conversar e amadurecer esse projeto que, sem dúvida, será um passo importante para a entidade. É um sonho que queremos tornar realidade e, dentro dessa idéia, desenvolver um centro de treinamento, onde possamos aprimorar nossa formação, conhecimento, e assim avançar na luta. E também, se Deus quiser, além da sede própria, a sede campestre para ter um espaço de lazer, integração, como esta festa que acontece todo ano, a Sindimofest”.

O presidente da (NCST) Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná, Denilson Pestana, compareceu à quarta edição da festa e disse estar impressionado com o crescimento e a força que vem sendo conquistada pelo Sindimovec. “Tenho acompanhado o crescimento, a mobilização do Sindicato. Uma diretoria coesa, nova… fico muito feliz em ver o sindicato filiado à Nova Central, com esse pulso e essa credibilidade toda que tem o Sindimovec em Campo Largo”, disse.

Com a palavra, os donos da festa

Deivid da Silva Barcelos, é funcionário da empresa Carterpillar há 3 anos, e participou de todas as edições da Sindimofest. “A integração que a gente tem nessa festa permite que encontremos amigos, inclusive das outras empresas, e isso é muito bom. Minha filha de 4 anos não quer ir embora, brinca o dia inteiro, uma alegria só. O resto da família também se sente feliz por ser parte disso tudo. A gente se sente importante de alguma forma, né”.

Um dos colaboradores da Fiat, que preferiu não revelar a identidade, fez questão de deixar registrada, sua opinião sobre a festa. “Não tem o que falar, todas as edições foram excelentes. A participação do pessoal, os prêmios, cada ano melhora. A gente espera que na luta, o sindicato fique mais forte a cada dia porque é assim que a gente tem voz”.

Já o colaborador da Metalsa, David de Oliveira dos Santos, definiu o sentimento dos trabalhadores com a Sindimofest da seguinte forma: “Uma grande família sempre unida. Para mim, a festa ficou show de bola, já estou contando com a próxima”.