Metalsa: proposta indecente

Dirigentes do Sindimovec estiveram, nesta tarde (29), em frente à fábrica da Metalsa e explicaram aos trabalhadores a proposta inaceitável da empresa

Mesmo se propondo a dialogar, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo solicita que a Metalsa reveja sua proposta. “Caso a empresa não apresente nada diferente até sexta-feira (31), vamos conversar com os trabalhadores para tomar as medidas necessárias”, explica Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec.

O tom é de incredulidade, pois, segundo os dirigentes sindicais, é inadmissível índices tão baixos, além da utilização do banco de horas negativo e do ano passado. A proposta da empresa é de 3,1% de reajuste salarial, número que corresponde a 65% da inflação, que é de 4,69% – índice correspondente ao período até 1º de março de 2017, data-base da categoria.

Além disso, a empresa oferece Programa de Participação no Resultado (PPR) atrelado ao volume de R$ 9.073,00, com adiantamento de R$ 3.100,00 (valores do ano passado reajustados em 3,1% para 2017).

Em relação ao banco de horas, a proposta da Metalsa é de utilização de 50% do saldo negativo acumulado no ano passado, com fechamento quadrimestral. Também a manutenção das garantias de emprego e vale alimentação no valor de R$ 367,00, reajustado com o índice da inflação de 2017 de 4,69%.

Por Regis Luís Cardoso (*Foto: Sidnei Iarek).