Norma Rae: um filme sobre sindicalismo

Divulgação do filme

Diferente das narrativas tendenciosas da indústria cultural, que normalmente passam uma imagem negativa das entidades sindicais, esse longa mostra uma visão mais honesta da importância de um sindicato

Não é incomum, ao longo da história, você assistir um filme de hollywood que faz uma errada conexão entre entidades que defendem os trabalhadores com a máfia ou com a violência. Isso é proposital. Fez e faz parte de um processo histórico em que a indústria cultural é usada, pelos que detém os meios de produção, como ferramenta de difamação do movimento sindical.

Já teve o Sylvester Stallone e toda sua valentia gratuita atuando como sindicalista justiceiro ou o galã Marlon Brando no “clássico” “Sindicato de Ladrões” (o nome fala por si).  Enfim, a lista é grande. Mas a verdade é que tudo não passa de uma cortina de fumaça para que o cidadão comum se afaste de uma entidade sindical, sem que ele perceba.

Mas há boas produções com narrativa diferente. É o caso do filme “Norma Rae”, nome de uma mãe solteira e que vive com os pais. Eles moram numa cidade de operários da indústria têxtil, explorados e que recebem péssimos salários. A narrativa leva você a entender a importância do sindicato dos trabalhadores na luta por direitos, além das vantagens da sindicalização. Neste link você pode assistir ao filme (dublado).

Por Regis Luís Cardoso.